Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/875340
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CARVALHO, G. C.
COELHO, E. F.
CONCEIÇÃO, B. S.
BARROS, D. L.
COELHO FILHO, M. A.
OLIVEIRA, P. M.
Additional Information: GIAN CARLO CARVALHO, UFRB; EUGENIO FERREIRA COELHO, CNPMF; BEATRIZ SANTOS CONCEIÇÃO, UFRB; DAMIANA LIMA BARROS, UFRB; MAURICIO ANTONIO COELHO FILHO, CNPMF; POLYANNA MARA OLIVEIRA, EPAMIG.
Title: PH e condutividade elétrica do solo sob lâminas de irrigação e doses de adubação nitrogenada em bananeira.
Publisher: In: JORNADA CIENTÍFICA EMBRAPA MANDIOCA E FRUTICULTURA, 4., 2010, Cruz das Almas. [Anais...] Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2010. (Embrapa Mandioca e Fruticultura. Documentos, 190). 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Notes: PDF. 097.
Keywords: Extrato de saturação.
Description: O nitrogênio é um dos nutrientes mais necessários ao bom desenvolvimento e produção da bananeira. A adubação nitrogenada pode ser preparada por fontes de sais inorgânicos rapidamente disponíveis como o amônio, o nitrato e a uréia. A utilização da uréia pelos produtores se traduz pelo menor custo que esses fertilizantes possuem, porém, a possibilidade de aumento da acidez do solo, ou seja, a redução do pH e da saturação de base se tornam aspectos indesejados na aplicação desse fertilizante. Nas condições irrigadas, pode haver interações entre os níveis de água aplicados e as dosagens de adubos, fazendo com que o pH do solo e os níveis de condutividade elétrica (CE) do solo apresentem diferentes comportamentos em relação as condição de sequeiro. Além disso, a CE está relacionada ao conteúdo de água presente no solo, sendo que sua alteração está relacionada à diluição dos sais da solução. O objetivo do trabalho foi avaliar o comportamento do pH do solo e da CE do extrato de saturação ao longo do segundo ciclo da bananeira BRS Tropical com três doses de uréia sob quatro lâminas de irrigação nas condições edafoclimáticas do projeto Gorutuba, Norte de Minas.
Thesagro: Acidez
Salinidade.
Data Created: 2011-02-01
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
097GianCarloEugenio.pdf18,41 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace