Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/875433
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 2-Fev-2011
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SILVEIRA, T. C. da
LEDO, C. A. da S.
SANTOS, A. S.
TAVARES FILHO, L. F. de Q.
ALMEIDA, G. M. C. de O.
PEREIRA, V. M.
Informaçães Adicionais: Thamyres Cardoso da Silveira, UFRB; CARLOS ALBERTO DA SILVA LEDO, CNPMF; Ariana Silva Santos, UFRB; Leônidas Francisco de Queiroz Tavares Filho, UFRB; Gabriela Maria Carneiro de Oliveira Almeida, UFRB; Valquíria Martins Pereira, UFRB.
Título: Caracterização da coleção de espécies silvestres de Manihot da Embrapa Mandioca e Fruticultura utilizando descritores quantitativos e qualitativos.
Edição: 2010
Fonte/Imprenta: In: JORNADA CIENTÍFICA EMBRAPA MANDIOCA E FRUTICULTURA, 4., 2010, Cruz das Almas. [Anais...]. Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2010. (Embrapa Mandioca e Fruticultura. Documentos, 190). 1 CD-ROM.
Idioma: pt_BR
Notas: PDF. 064.
Palavras-chave: Mandioca
Manihot sp
Melhoramento
Diversidade genética
Conteúdo: Nos trópicos, principalmente em países em desenvolvimento a mandioca exerce um papel importante na alimentação humana, representando uma das principais fontes de calorias para as classes menos favorecidas. O Brasil é considerado centro de origem e diversidade da mandioca possuindo seu germoplasma distribuído por todo território nacional. A caracterização de uma coleção de germoplasma visa basicamente inferir a variabilidade genética entre os acessos, estabelecer coleções nucleares e identificar a existência de acessos duplicados e modos de reprodução predominante nos acessos. A utilização de descritores morfológicos na caracterização de germoplasma tem crescido em função de este permitir a distinção facilmente entre fenótipos. Geralmente são caracteres de alta herdabilidade que podem ser detectados visualmente sendo pouco influenciados pelo ambiente.O objetivo deste trabalho foi caracterizar por meio de descritores quantitativos e qualitativos a coleção de espécies silvestres de Manihot da Embrapa Mandioca e Fruticultura.
Ano de Publicação: 2010
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
064thamyresSilveiraLedook.pdf18,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace