Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/877812
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Caprinos e Ovinos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: COSTA, H. H. A.
CASTRO, E. M. de
ROGÉRIO, M. C. P.
VASCONCELOS, A. M. de
DUARTE, M. J. C.
MARTINS, E. C.
Additional Information: Hélio Henrique Araújo Costa, Pós-graduando Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral, CE.; Eliane Minervina de Castro, Graduanda UVA, Sobral, CE.; Marcos Cláudio Pinheiro Rogério, Graduando UVA, Sobral, CE.; Ângela Maria de Vasconcelos, Graduanda UVA, Sobral, CE.; Magno José Cândido Duarte, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE.; ESPEDITO CEZARIO MARTINS, CNPC.
Title: Viabilidade financeira da implantação parcial de um sistema de terminação de ovinos em confinamento sob diferentes sistemas de exigências nutricionais.
Publisher: In: CONGRESSO NORDESTINO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 6.; SIMPÓSIO NORDESTINO DE ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES, 7.; FÓRUM DE COORDENADORES DE PÓS GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO ANIMAL DO NORDESTE, 1.; FÓRUM DE AGROECOLOGIA RO RIO GRANDE DO NORTE, 1., 2010, Mossoró. Anais... Mossoró: Sociedade Nordestina de Producao Animal; UFERSA, 2010. 5 f. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Viabilidade econômica.
Description: Objetivou-se, neste estudo, avaliar a viabilidade financeira da implantação de um sistema de terminação de ovinos mestiços Santa Inês, em confinamento, na região norte do Estado do Ceará sob diferentes sistemas de exigências nutricionais National Research Council (NRC) versões 1985 e 2007. Foram utilizados 19 (dezenove) cordeiros, mestiços (Santa Inês x SRD), com peso vivo médio inicial de 14,7 kg e confinados em gaiolas de metabolismo durante 41 dias. Os tratamentos experimentais constituíram-se de: T1, dietas formuladas conforme o NRC (1985); T2, T3 e T4 sendo dietas formuladas conforme o NRC (2007) considerando-se o consumo de proteína bruta (CPB) com 20, 40 e 60% de proteína não degradável no rúmen (PNDR) respectivamente. Os indicadores de viabilidade financeira foram: relação benefício custo (B/C), valor presente líquido (VPL), taxa interna de retorno (TIR) e período de retorno do investimento (PP). Havendo um aumento de até 5% nos custos variáveis, foi mantida a condição de viabilidade para todos os tratamentos experimentais. A relação benefício/custo continuou sendo maior que a unidade (B/C >1), o valor presente líquido foi maior que zero (VPL>0) e a taxa interna de retorno (TIR) permaneceu superior à taxa do custo de oportunidade do capital, o que significa que, mesmo com a elevação de 5% no valor dos custos variáveis, a produção de ovinos, nas mesmas condições deste experimento, apresentou-se como alternativa financeiramente viável para o produtor. Simulando-se um aumento de 10% nos custos variáveis e mantendo-se todas as outras variáveis constantes em todos os tratamentos experimentais, observou-se que o NRC85 e o NRC07/40 apresentaram valor presente líquido menor que zero (VPL<0) e taxa interna de retorno (TIR) inferior à taxa do custo de oportunidade adotada. Além disso, o tempo do retorno do capital empregado superou o horizonte de planejamento dos sete períodos anuais. A análise de sensibilidade demonstrou que mesmo com a elevação dos custos em 5%, a utilização de dietas formuladas conforme o NRC (2007) é viável para terminação de ovinos em confinamento.
Thesagro: Ovino
Terminação
Confinamento
Sistema de produção
Custo.
Data Created: 2011-02-17
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AACViabilidadefinanceiradaimplantacaoparcialdeumsistemadeterminacaodeovinosem.pdf76,67 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace