Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/878588
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amapá - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: PEREIRA, C. do N.
SANTOS, M. Q. de C.
LEMOS, J. R. G.
OLIVEIRA, A. T. de
DIAS, M. T.
MARCON, J. L.
Additional Information: Carmel do Nascimento Pereira, Bolsista IC/FAPEAM Laboratório de Fisiologia da Universidade Federal do Amazonas; MARCOS TAVARES DIAS, CPAF-AP.
Title: Relação peso-comprimento e fator de condição de Ancistrus hoplogenys Günther, 1864 (Siluriformes, Loricariidae) do Médio Rio Negro, Amazonas, Brasil.
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 62., 2010, Natal. Ciências do mar: herança para o futuro: anais/resumos. [s.l.]: SBPC, 2010.
Language: pt_BR
Description: As espécies de peixes do gênero Ancistrus possuem alto valor comercial no mercado de aquariofilia devido à aparência exótica e ao formato anatômico diferenciado do corpo. De acordo com o IBAMA, o Estado do Amazonas exportou legalmente, em 2007, 64.452 exemplares desse gênero. Atualmente, existem 59 espécies válidas de Ancistrus, sendo que A. hoplogenys se destaca pelo contraste das suas cores e pela grande abundância nas áreas de pesca do médio Rio Negro. Apesar da importância econômica, pouco se conhece sobre as características morfométricas desta espécie. A relação peso-comprimento é uma importante ferramenta na biologia e ecologia de peixes, fornecendo informações sobre seu peso e biomassa, permitindo comparações entre o crescimento de diferentes espécies ou populações diferentes de uma mesma espécie, tanto em ambiente natural como em cativeiro. Além disso, é um indicador quantitativo do bem estar do peixe, avaliado pelo fator de condição, que é obtido a partir dessa relação. Com base nessas informações, o objetivo deste trabalho foi determinar a relação peso-comprimento e o fator de condição de A. hoplogenys em ambiente natural, visando contribuir com o conhecimento da morfometria e ecologia desta espécie, bem como estabelecer bases para comparações com outras espécies.
Thesagro: Peixe
Biologia animal
Condição ambiental
Data Created: 2011-02-23
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAF-AP)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AP2010FatorDeCondicaoDeAncistrusHoplogenys.pdf15.13 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace