Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/879146
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Rondônia - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 25-Fev-2011
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: CARVALHO, A. D. F. de
SILVA, G. O. da
CARVALHO, J. O. M. de
VIEIRA, J. V.
Informaçães Adicionais: AGNALDO DONIZETE FERREIRA DE CARVALHO, CNPH; GIOVANI OLEGARIO DA SILVA, CNPH; JOSE ORESTES MEROLA DE CARVALHO, CPAF-RO; JAIRO VIDAL VIEIRA, CNPH.
Título: Seleção para germinação de sementes de cenoura na região norte do Brasil.
Edição: 2010
Fonte/Imprenta: Horticultura Brasileira, Brasília, DF, v. 28, n. 2, p. S2654-S2658, jul. 2010.
Idioma: pt_BR
Notas: Trabalho apresentado no Congresso Brasileiro de Olericultura, 50., 2010, Guarapari. Cinquenta anos contribuindo para a saúde da população brasileira. Trabalho A3097-T4592.
Palavras-chave: Região Norte
Brasil.
Conteúdo: As cultivares de cenoura do grupo Brasília apresentam boa adaptação às condições de cultivo durante o verão no Brasil. Entretanto, é necessário selecionar para aumentar o potencial de germinação sob temperaturas elevadas, propiciando economia de sementes e estandes mais uniformes, principalmente em regiões quentes do país. O objetivo deste trabalho foi verificar a efetividade da seleção para maximização da germinação de sementes de cenoura sob altas temperaturas, para uma população do grupo Brasília, em condições de campo no Norte do Brasil. Em setembro de 2008, em Porto Velho-RO, foram avaliadas quanto a germinação 57 progênies meioirmãs de cenoura da população de melhoramento 0712480, utilizando-se delineamento em blocos casualizados com quatro repetições de 100 sementes de cada progênie. Os dados obtidos foram submetidos a análises de variância e estimadas aherdabilidade e ganhos diretos com a seleção. Pôde-se verificar que a seleção para maior porcentagem de germinação em altas temperaturas possibilita ganho genético para esta característica. No entanto, não supera o ganho obtido com a seleção efetuada em laboratório, já que o mesmo possibilita obtertemperaturas médias diárias mais elevadas e constantes.
Ano de Publicação: 2010
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAF-RO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
selecaoparagerminacaodesementesdecenouranaregiaonortedobrasil.pdf164,26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace