Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/897703
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CARNEIRO, L. F.
FURTINI NETO, A. E.
RESENDE, A. V. de
SANTOS, J. Z. L.
VALLE, L. A. R. do
CARNEIRO, D. N. M.
OSÓRIO, C. R. W. de S.
LEITE, R. da C.
Additional Information: LEANDRO FLÁVIO CARNEIRO, UEMS; ANTONIO EDUARDO FURTINI NETO, UFLA; ALVARO VILELA DE RESENDE, CNPMS; JOSÉ ZILTON LOPES SANTOS, UFAM; LUCAS ALBERT RIBEIRO DO VALLE; DANIELLA NOGUEIRA MORAES CARNEIRO; CHRISTIAN RONES WRUCK DE SOUZA OSÓRIO; RAFAEL DA COSTA LEITE.
Title: Fósforo "extraível" em função de históricos de uso e doses de fósforo em um latossolo cultivado com feijoeiro e braquiaria.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas. Uberlândia: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2011.
Language: pt_BR
Keywords: Extrator
Description: Em áreas que já foram adubadas anteriormente, os efeitos do fornecimento de fósforo podem não seguir os padrões típicos das respostas normalmente verificadas nos estudos de adubação fosfatada conduzidos em solos virgens. Este trabalho tem como objetivo avaliar a viabilidade de extratores em prever as respostas do feijoeiro e da braquiaria, cultivados em Latossolo com diferentes históricos de uso e doses de fósforo. Foram coletadas amostras (0-20 cm) sob condição de vegetação nativa do cerrado e condição de cultivo de um Latossolo Vermelho distrófico (LVd) textura argilosa. Utilizou-se o feijoeiro (Phaseolus vulgaris L. cv. Jalo Radiante) e, em seguida, braquiária (Brachiaria decumbens) como plantas teste, em vasos plásticos (4 dm-3). Os tratamentos foram dispostos em um delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2 x 4, sendo duas condições de uso anterior do solo e quatro doses de P (0, 120, 240 e 480 mg dm-3) (superfosfato triplo). Após o cultivo do feijoeiro e da braquiária e antes da aplicação dos tratamentos, determinou-se os teores de P pelos extratores resina trocadora de iôns, Mehlich-1, Mehlich-3 e Bray-1. Os teores de P extraídos pelos extratores aumentaram em função da adubação fosfatada. A condição de solo já cultivado, proporcionou maior disponibilidade de P. Os extratores de fósforo mostraram influência da adubação fosfatada e do histórico de uso na disponibilidade de fósforo. Todos os extratores de P mostraram-se promissores em quantificar a fração lábil de P nos solos.
Thesagro: Plantio direto
Fósforo
NAL Thesaurus: Tillage
Phosphorus
Data Created: 2011-08-10
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fosforoextraivel.pdf150,29 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousGoogle BookmarksMySpace