Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/898368
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Soja - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 19-Ago-2011
Tipo do Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: FRANÇA-NETO, J. B.
HENNING, A. A.
KRZYZANOWSKI, F. C.
PEREIRA, O. A. P.
LORINI, I.
PANOFF, B.
BRZEZINSKI, C. R.
BERGONSI, J. S.
Informaçães Adicionais: JOSE DE BARROS FRANCA NETO, CNPSO; ADEMIR ASSIS HENNING, CNPSO; FRANCISCO CARLOS KRZYZANOWSKI, CNPSO; O. A. P. PEREIRA, Sigma Consultoria, Piracicaba, SP.; IRINEU LORINI, CNPSO; B. PANOFF, UEL; C. R. BRZEZINSKI, UNIGUAÇU, União da Vitória, PR.; J. S. BERGONSI, UEL.
Título: Efeito do tratamento de sementes de soja com micronutrientes e bioestimulantes sobre o desenvolvimento de plântulas.
Edição: 2011
Fonte/Imprenta: Informativo ABRATES, Londrina, v. 21, n. 2, ago. 2011. CD-ROM. Edição dos Anais do XVII Congresso Brasileiro de Sementes., Natal, ago. 2011.
Idioma: pt_BR
Conteúdo: O objetivo deste trabalho foi de avaliar os efeitos do tratamento de sementes de soja com micronutrientes (MN) e bioestimulantes (BE), sobre o desenvolvimento das plântulas. Os produtos com MN avaliados foram Broadacre CMZ (23,6% Cu + 5,9% Mo + 47,2% Zn), Broadacre Mn (50% Mn), Broadacre ZnCu (15,9% Zn + 63,0% Cu) e Maxi Zinc (100% Zn). Os BEs foram Kelpak (extrato de algas) e Booster (extrato de algas + 2,3% Mo + 3,5% Zn). Foram conduzidos dois experimentos, um com a dose de 2,5 mL.kg-1 para cada produto e o outro com dose dobrada (5,0 mL.kg-1). Sementes de ?BRS 246RR? foram utilizadas e submetidas aos testes de germinação, emergência de plântulas em areia, comprimento de plântula, de hipocótilo e de raiz, massa seca de plântula, de raiz e de parte aérea. Com relação aos testes de germinação e de comprimento de plântula, de hipocótilo e de raiz, os produtos Booster e Kelpak apresentaram ligeira fitotoxicidade, caracterizada por encurtamento das plântulas, principalmente no sistema radicular. Em algumas situações, o Broadacre CMZ mostrou alguma fitotoxicidade. O Broadacre Mn propiciou melhor desenvolvimento das plântulas nesses testes. Efeitos positivos foram constatados também para o Broadacre CMZ e para o Maxi Zinc nas doses maiores (5,0 mL.kg-1). Nos testes de massa seca de plântula, raiz e parte aérea, foi verificado ligeiro efeito fitotóxico causado pelo Booster na dose maior. Entretanto, as fitotoxicidades aqui relatadas são consideradas aceitáveis e não se caracterizam num problema. Novamente, o Broadacre CMZ destacou-se pelo seu melhor desempenho quanto ao desenvolvimento das plântulas. De maneira geral, observou-se que os tratamentos com Broadacre CMZ, Mn e ZnCu e o Maxi Zinc propiciaram melhor desenvolvimento de plântulas, com maior massa seca em relação à testemunha.
Thesagro: Soja
Tratamento de semente
NAL Thesaurus: Soybeans
Seed treatment
Ano de Publicação: 2011
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPSO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Abrates212efeito.PDF50,86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace