Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/901680
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Gado de Corte - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: DIFANTE, G. dos S.
NASCIMENTO JÚNIORM D. do
SILVA, S. C. da
EUCLIDES, V. P. B.
MONTAGNER, D. B.
SILVEIRA, M. C. T. da
PENA, K. da S.
Additional Information: Gelson dos Santos Difante, Pós-Graduação em Zootecnia, Departamento de Zootecnia, UFV.; Domicio do Nascimento Júnior, Departamento de Zootecnia, UFV.; Sila Carneiro da Silva, Departamento de Zootecnia, USP/ESALQ; VALERIA PACHECO BATISTA EUCLIDES, CNPGC; Denise Baptaglin Montagner, Pós-Graduação em Zootecnia, Departamento de Zootecnia, UFV.; Márcia Cristina Teixeira da Silveira, Pós-Graduação em Zootecnia, Departamento de Zootecnia, UFV.; Karine da Silva Pena, Pós-Graduação em Zootecnia, Departamento de Zootecnia, UFV.
Title: Características morfogênicas e estruturais do capim-marandu submetido a combinações de alturas e intervalos de corte.
Publisher: Revista Brasileira de Zootecnia, v.40, n.5, p.955-963, 2011.
Language: pt_BR
Keywords: Ecofisiologia
Marandu.
Description: Desenvolveu-se este estudo com o objetivo de avaliar o acúmulo de forragem e as características morfogênicas e estruturais do capim-marandu submetido a combinações de alturas e intervalos de corte. O experimento foi realizado no período de agosto de 2003 a abril de 2004. Os tratamentos corresponderam a combinações entre duas alturas (15 e 30 cm) e três intervalos de corte (tempo correspondente para o aparecimento de três, quatro e cinco folhas por perfilho) e foram alocados às unidades experimentais em arranjo fatorial 2 × 3 e delineamento de blocos completos casualizados com três repetições. Foram avaliados o acúmulo total de forragem, o acúmulo de lâminas foliares, colmos e material morto, as variáveis morfogênicas e as estruturais, assim como a altura do dossel no pré-corte e a duração do período de rebrotação. O corte a 15 cm resultou em menor período de rebrotação, altura pré-corte, alongamento de colmo e tamanho final da folha e maior densidade populacional de perfilhos em comparação ao corte a 30 cm. O intervalo de corte correspondente ao aparecimento de cinco folhas por perfilho resultou em maiores alturas pré-corte, taxas de alongamento de folhas, tamanho final das folhas e acúmulo de colmos e em menor densidade populacional de perfilhos em comparação aos intervalos correspondentes a três e quatro folhas surgidas por perfilho. A maior eficiência de utilização dos pastos de capim-marandu foi alcançada com cortes a 15 cm. Pastos manejados com intervalo de corte correspondente a três folhas surgidas por perfilho, independentemente da altura de corte avaliada, acumulam elevada quantidade de folhas, componente altamente desejável para alimentação animal.
Thesagro: Brachiaria Brizantha
Forragem
Pastagem.
Data Created: 2011-09-28
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPGC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
valeria1.pdf1,12 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace