Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/902592
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: ALVES, M. E. B.
ANDRADE, C. de L. T. de
RUIZ-CÁRDENAS, R.
AMARAL, T, L.
SILVA, D. F.
Additional Information: MARIA EMILIA BORGES ALVES, Bolsista FAPEMIG; CAMILO DE LELIS TEIXEIRA DE ANDRADE, CNPMS; RAMIRO RUIZ-CÁRDENAS, Bolsista CAPES/PRODOC; TALES ANTONIO AMARAL, UFPEL; DENISE FREITAS SILVA, Bolsista CNPq.
Title: Identificação e quantificação do efeito de fatores ambientais na produtividade da cultura do milho na região de Janaúba, MG.
Publisher: Revista Brasileira de Agricultura Irrigada, Fortaleza, v. 5, n. 3, p. 188-201, 2011.
Language: pt_BR
Keywords: DSSAT
Disponibilidade.
Description: Na região do semiárido do Estado de Minas Gerais, Brasil, há um grande déficit na oferta de milho, mesmo para subsistência familiar. O entendimento dos fatores que afetam a produtividade desta cultura é crucial para o desenvolvimento de estratégias de manejo adequadas. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi identificar os fatores climáticos que podem influenciar a produtividade da cultura do milho na região de Janaúba, MG, e quantificar o grau de influência desses fatores, a partir da análise de dados de produtividade da cultura simulados com o modelo CSM-CERES-Maize. O modelo foi utilizado para simular o rendimento de grãos de milho semeado semanalmente ao longo do ano, em condições de sequeiro e irrigado no período de 1977 a 2008. A análise estatística indicou que os fatores data da semeadura, ano e irrigação (sequeiro e irrigado) e suas interações duplas foram significativos ao nível de significância de 5%. A disponibilidade hídrica foi responsável pela maior proporção da variação total na produtividade de milho na região de estudo (61,9%), seguida pela data de semeadura e suas interações duplas com os outros fatores (26,2%). Em condições ótimas de disponibilidade hídrica (cultivo irrigado), os fatores, que mais influenciam o rendimento da cultura do milho são, basicamente, a variações de temperatura do ar e a radiação solar incidente. Fato evidenciado pelos baixos valores de produtividade simulada encontrados em anos nos quais a radiação solar incidente ficou abaixo da média geral observada.
Thesagro: Água
Radiação
Temperatura.
Data Created: 2011-10-06
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Identificacaoquantificacao.pdf818,94 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace