Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/903739
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Café - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2009
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SOUZA, F. de F.
PEREIRA, A. A.
OLIVEIRA, A. C. B. de
DIOCLECIANO, J. M.
FERRO, G. de O.
Additional Information: Flávio de França Souza, Embrapa Rondônia; Antônio A. Pereira, EPAMIG; ANTONIO CARLOS BAIAO DE OLIVEIRA, SAPC; João Maria Diocleciano, Embrapa Rondônia; Gilvan de Oliveira Ferro, Embrapa Rondônia.
Title: Avaliação preliminar de genótipos de café arábica em Rondônia.
Publisher: In: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 6., 2009, Vitória. Inovação científica, competitividade e mudanças climáticas : anais. Vitória: Consórcio Pesquisa Café, 2009.
Language: pt_BR
Keywords: Café arábica
Melhoramento genético
Genetic breeding.
Description: O presente trabalho objetivou avaliar genótipos de café arábica, nas condições de cultivo do Estado de Rondônia. O ensaio foi instalado em janeiro de 2006, na Estação Experimental da Embrapa Rondônia, no município de Ouro Preto do Oeste-RO. Foram avaliadas 104 progênies em um delineamento de bloco casualizados, com três repetições, parcelas de cinco plantas e espaçamento de 3,0 m x 1,0 m. Aos 24 meses após o plantio, avaliaram-se: altura de planta, diâmetro da copa e produção de café cereja por planta. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias foram agrupadas por meio do teste de Scott & Knott, a 5% de probabilidade. A produção de café cereja variou de 15,0 a 947,1 g por planta, sendo que as progênies H514-7-10-6 e OBATÃ apresentaram as plantas mais produtivas. A altura de planta variou de 0,78 a 1,39 m, sendo que as plantas mais altas foram observadas nas progênies da linhagem H419-10-6-2 e da cultivar BOURBON. Com relação ao diâmetro da copa, a amplitude observada foi de 0,78 a 1,37 m, sendo que apenas dois grupos de média foram formados. Na primeira safra, de 114 progênies de café arábica avaliadas em Rondônia, as progênies da linhagem H514-7-10-6 e da cultivar OBATÃ apresentaram melhor desempenho com relação à produção de frutos por planta, o que indica uma melhor adaptação desses genótipos às condições locais de cultivo.
Thesagro: Coffea Arábica.
Data Created: 2011-10-21
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (SAPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Avaliacaopreliminardegenotipos.pdf95,78 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace