Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/904763
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BARDALES, N. G.
NEGREIROS, J. R. da S.
AMARAL, E. F. do
GALVÃO, R. de O.
Additional Information: NILSON GOMES BARDALES, IMAC; JACSON RONDINELLI DA S NEGREIROS, CPAF-AC; EUFRAN FERREIRA DO AMARAL, CPAF-AC; ROBSON DE OLIVEIRA GALVÃO, CNPq.
Title: Aptidão natural dos solos para cultura da pimenta longa no estado do Acre.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas: anais. Uberlândia: SBCS: UFU, ICIAG, 2011. 1 CD-ROM.
Pages: 4 p.
Language: pt_BR
Keywords: Safrol
Geoprocessamento
Aptidão
Acre.
Description: O Acre é região endêmica da Pimenta Longa. A partir de sua identificação realizada na década de 1970, houve grande interesse pela cultura, sobretudo, pelo alto teor de safrol. O objetivo deste trabalho foi elaborar o mapa de aptidão natural da cultura em áreas desmatadas do Estado do Acre, em nível de reconhecimento de média intensidade. O estudo foi desenvolvido nas áreas convertidas do Estado, com base nas exigências edáficas da cultura, classes de relevo, mapa pedológico e características gerais do clima do Acre, assim definiu-se o estudo de aptidão dos solos acreanos para a cultura da pimenta longa em escala de trabalho 1:250.000. As áreas alteradas do Estado apresentam 29%, ou seja, 607.190,4 ha com aptidão preferencial para o cultivo da pimenta longa, se acrescentado a este número as áreas com potencial preferencial/restrita, tem-se 38% (796.677,9 ha), contabilizando 67,8%, ou seja, 1.403.868,3 ha. A regional com maior potencial em termos de área e, aptidão natural é a do Baixo Acre com 38% da sua área desmatada, ou seja, 393.487,6 hectares de área preferencial.
Thesagro: Pimenta Longa
Piper Hispidinervum
Solo.
Data Created: 2011-11-03
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
23990.pdf502,87 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace