Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/909562
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Café - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2005
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: GEROMEL, C.
MAZZAFERA, P.
MARRACCINI, P. R.
FERREIRA, L. P.
VIEIRA, L. G. E.
PEREIRA, L. F. P.
Additional Information: CLARA GEROMEL, UNICAMP/DFV; PAULO MAZZAFERA, UNICAMP/DFV; PIERRE R. MARRACCINI, CIRAD/IAPAR; LUCIA P. FERREIRA, IAPAR; LUIZ G. E. VIEIRA, IAPAR; LUIZ FILIPE PROTASIO PEREIRA, SAPC.
Title: Açúcares solúveis, sacarose sintase e sacarose fosfato sintase durante o desenvolvimento do fruto de café, sob diferentes condições de luz e carga.
Publisher: In: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 4., 2005, Londrina. Anais... Brasília, DF: Embrapa Café, 2005.
Language: pt_BR
Keywords: Sacarose sintase
Sacarose fosfato sintase.
Description: Foram abordados nesse trabalho aspectos fisiológicos de carboidratos envolvidos na relação fontedreno, sendo a sacarose o principal carboidrato exportado. Sabendo-se que a sacarose não é utilizada diretamente como substrato para a maioria dos processos envolvidos no crescimento, desenvolvimento e armazenamento, tanto na fonte como no dreno, o destino metabólico da sacarose é mediado pelas enzimas invertases, sacarose sintase e sacarose fosfato sintase. Nesse estudo foram dosadas as enzimas sintase da sacarose (SUSY) e sacarose fosfato sintase (SPS), assim como os teores de açúcares solúveis totais, redutores e sacarose, durante o desenvolvimento do fruto de cafeeiro em diferentes tecidos: polpa, perisperma e endosperma e em diferentes condições de tratamento: controle, onde as plantas foram expostas a pleno sol? com sombrite 50% e com carga do cafeeiro reduzida à 30%. Foi mostrado que, apesar de SUSY e SPS tenderem a ter menor atividade nos tratamentos de sol e menor produção, os teores de açúcares não variaram. Foi observado que as enzimas seguem o mesmo padrão de atividade em todos os tecidos aumentando com a maturação, independente do tratamento.
Thesagro: Café.
Data Created: 2011-12-13
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (SAPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Acucaressoluveis.pdf214,1 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace