Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/910509
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: RANGEL-VASCONCELOS, L. G. T.
KATO, O. R.
VASCONCELOS, S. S.
OLIVEIRA, F. de A.
PAIM, A. F.
GREFF, L. T. B.
SOARES, K. P.
BARROS, L.
SANTOS, N. V. dos
Additional Information: Lívia G. T. Rangel-Vasconcelos, UFRA; OSVALDO RYOHEI KATO, CPATU; STEEL SILVA VASCONCELOS, CPATU; Francisco de A. Oliveira, UFRA; Aline F. Paim, Universidade Federal de Santa Maria; Luiz Thiago B. Greff, Universidade Federal de Santa Maria; Kelen P. Soares, Universidade Federal de Santa Maria; LAISE BARROS, UFRA; NUBIA V. DOS SANTOS, UFRA.
Title: Biomassa e estoques de nutrientes em vegetação de pousio sob diferentes manejos em sistema agroflorestal seqüencial de corte-e-trituração na Amazônia Oriental.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 8., 2011, Belém, PA. Anais... Belém, PA: SBSAF: Embrapa Amazônia Oriental: UFRA: CEPLAC: EMATER: ICRAF, 2011.
Language: pt_BR
Notes: Editores técnicos: Roberto Porro, Milton Kanashiro, Maria do Socorro Gonçalves Ferreira, Leila Sobral Sampaio e Gladys Ferreira de Sousa.
Keywords: Agricultura migratória
Serrapilheira
Raízes finas
Derruba-e-queima
Tipitamba.
Description: O manejo da vegetação de pousio é importante para manutenção da produtividade em sistemas agroflorestais seqüenciais. Durante o período de pousio, o sistema acumula nutrientes para as culturas agrícolas subseqüentes. A introdução de espécies leguminosas associadas à adubação fosfatada de baixa solubilidade pode promover o acúmulo de biomassa e os estoques de nutrientes influenciando positivamente na produtividade das culturas agrícolas. O estudo da biomassa e dos estoques de nutrientes nesses agroecossistemas pode fornecer subsídios para o seu manejo. Este artigo compara estimativas da biomassa e estoques de nutrientes de três vegetações de pousio submetidos a diferentes tratamentos: (1) pousio espontâneo; (2) pousio enriquecido com leguminosas arbóreas (Sclerolobium paniculatum Vogel e Inga edulis Mart.), e (3) pousio enriquecido com leguminosas arbóreas submetidas à adubação fosfatada de baixa solubilidade. O experimento foi conduzido por 23 meses, em um sistema agroflorestal seqüencial de corte-e-trituração no município de Marapanim, Amazônia Oriental. Os resultados mostraram que o sistema de pousio enriquecido com leguminosas arbóreas, submetidas ou não à adubação fosfatada de baixa solubilidade, acumula maiores massas secas e estoques de nutrientes que o sistema com pousio espontâneo
Thesagro: Ingá Edulis
Sclerolobium Paniculatum
Vegetação Secundária.
Data Created: 2011-12-21
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BII162.pdf138,26 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace