Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/915326
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: RANGEL, M. A. S.
CARVALHO, H. W. L. de
SANTOS, V. da S.
SILVA, T. P. da
SILVA, A. P. da
Additional Information: MARCO ANTONIO SEDREZ RANGEL, CNPMF; HELIO WILSON LEMOS DE CARVALHO, CPATC; VANDERLEI DA SILVA SANTOS, CNPMF; TEONÍLIA PEREIRA DA SILVA, Agraer; ARTHUR PEREIRA DA SILVA, UEMS.
Title: Avaliação de genótipos de mandioca para mesa em Ivinhema, MS.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MANDIOCA, 14.; FEIRA BRASILEIRA DA MANDIOCA, 1., 2011, Maceió. Mandioca: fonte de alimento e energia: anais. Maceió: ABAM: SBM, 2011.
Language: pt_BR
Notes: Melhoramento genético. Resumo n. 242.
Keywords: Melhoramento genético.
Description: O desenvolvimento de variedades de mandioca é hoje considerado o fator de maior demanda por parte da cadeia produtiva da mandiocultura do mundo. Basicamente, pode-se dividir as variedades como de dois tipos, baseando-se na concentração de compostos cianogênicos nas raízes: as mandiocas bravas (ou para indústria), possuem uma concentração mais alta, normalmente acima de 100 ppm, e são destinadas ao processamento (fécula, farinha, amidos modificados, etc.); já as mandiocas mansas, também conhecidas como aipins, macaxeiras e para mesa, possuem concentração de cianeto nas raízes mais baixa, o que permite o seu consumo após cozimento e/ou fritura (SCHWENGBER, 2002; FUKUDA & OTSUBO, 2003). Os programas de melhoramento genético das grandes culturas são conduzidos em várias etapas, abrangendo desde a gestão dos recursos genéticos, seleção, cruzamentos, até as avaliações de adaptação em diversos ambientes (FUKUDA & IGLESIAS, 2006). A partir de 2008, com o desenvolvimento das ações do projeto ?Rede Cooperativa de Avaliação e Transferência de genótipos de Mandioca?, passou-se a avaliar os genótipos de mandioca de forma sistematizada, com metodologia clara, em todas as regiões do Brasil. O presente trabalho consta da avaliação de genótipos de mandioca para mesa, na região de Ivinhema, MS, no período entre 2010 e 2011.
Thesagro: Mandioca.
Data Created: 2012-02-13
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AVALIACAODEGENOTIPOSDEMANDIOCAResumon.242Marcoantonioposter.pdf106,03 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace