Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/915330
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 13-Fev-2012
Tipo do Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: CARVALHO, J. O. M. de
SANTOS, V. da S.
RANGEL, M. A. S.
GODINHO, V. de P. C.
RIBEIRO, I. A.
Informaçães Adicionais: JOSE ORESTES MEROLA DE CARVALHO, CPAF-RO; VANDERLEI DA SILVA SANTOS, CNPMF; MARCO ANTONIO SEDREZ RANGEL, CNPMF; VICENTE DE PAULO CAMPOS GODINHO, CPAF-RO; ILDEU ALVES RIBEIRO, CPAF-RO.
Título: Avaliação de clones de mandioca no Município de Vilhena-RO.
Edição: 2011
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MANDIOCA, 14.; FEIRA BRASILEIRA DA MANDIOCA, 1., 2011, Maceió. Mandioca: fonte de alimento e energia: anais. Maceió: ABAM: SBM, 2011.
Idioma: pt_BR
Notas: Melhoramento genético. Resumo n. 264.
Conteúdo: A mandioca (Manihot esculenta Crantz) é cultivada em todas as regiões tropicais e é considerada uma das culturas mais eficientes na produção de carboidratos entre as plantas superiores (Howeler, 1981). Estima-se que cerca de 400 milhões de pessoas dependem diretamente desta planta como alimento básico (CIAT,1988). A razão de sua ampla difusão se deve a grande capacidade de adaptação a diferentes condições de clima e solo (Conceição, 1986). Sua importância se dá principalmente pelo fato de ser um dos alimentos mais baratos utilizados pelo homem na forma fresca e/ou na forma seca como farinha. A mandioca é o principal produto agrícola de Rondônia, em importância econômica e social (IBGE, 2011). A cultura da mandioca representa papel fundamental para geração de renda e na segurança alimentar de diversos produtores rurais, familiares, no estado. Ademais, a cultura apresenta um grande potencial de expansão de produção, visto que grande parte da farinha e fécula consumidas atualmente em Rondônia é originária de outros estados como Acre e Paraná. Em Rondônia, a produção de raízes de mandioca, na safra 2010/2011, é estimada em 517.275 toneladas, plantada em uma área de 30.232 ha, proporcionando um rendimento médio esperado de 17.110 kg/ha, superior à média nacional de 14.785 kg/ha (IBGE, 2011); que é, entretanto, significativamente inferior às produtividades de estados como Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Thesagro: Mandioca.
Ano de Publicação: 2011
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AVALIACAODECLONESDEMANDIOCAResumon.264Joseorestesposterigual192.pdf123,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace