Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/915914
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: NORONHA, N. C.
ANDRADE, C. A. de
CERRI, C. C.
PICCOLO, M. de C.
COSTA, J. J. F.
Additional Information: NORBERTO CORNEJO NORONHA, UFRA; CRISTIANO ALBERTO DE ANDRADE, CNPMA; CARLOS CLEMENTE CERRI, CENA-USP; MARISA DE CÁSSI PICCOLO, CENA-USP; JOSÉ JANDERSON FERREIRA COSTA, UFRA.
Title: Disponibilidade do ferro em sistemas de recuperação de pastagens.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas: anais. [Uberlândia]: SBCS: UFU, ICIAG, 2011. 1 CD-ROM.
Pages: 4 p.
Language: pt_BR
Keywords: Micronutrientes
Efeito sazonal.
Description: O trabalho teve o objetivo de avaliar a disponibilidade de ferro no solo em tratamentos que visavam a recuperação de uma pastagem degradada. Foram utilizados cinco tratamentos, constituídos por T= testemunha (controle sem adubação), G (gradagem), H (herbicida), A (plantio direto de arroz), e S (plantio direto de soja). Os teores desse micronutriente foram avaliados em duas épocas, a saber: mês 0 correspondente à instalação dos experimentos e mês 28, vinte e oito meses após a instalação. Observou-se que os teores de ferro apresentaram diferenças significativas entre os períodos de amostragem (x?) nas camadas 0-20 cm devido, parcialmente, ao fornecimento desse nutriente via adubação nos tratamentos G, H, bem como a um possível efeito sazonal sobre a disponibilidade deste elemento. Houve tendência de diminuição dos teores de ferro no tratamento A, provavelmente devido à exportação via colheita ou complexação na rizosfera do arroz. O aumento da disponibilidade de Fe no tratamento S e a tendência de elevação dos teores desse micronutriente em T no segundo período de amostragem, provavelmente se deve ao efeito sazonal, visto que estes tratamentos não receberam fertilização com Fe. O aumento do teor de Fe no tratamento G vinte e oito meses após a instalação do experimento pode estar relacionado tanto à fertilização quanto ao efeito sazonal, pois nesse período houve maior intensidade e freqüência de chuvas.
Thesagro: Solo
Ferro
Microelemento
Adubação
Gradagem
Recuperação do solo
Pastagem
NAL Thesaurus: Soil
Iron
Trace elements
Fertilizer application
Pasture management
Amazonia.
Data Created: 2012-02-16
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011AA34.pdf246,97 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace