Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/917765
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Rondônia - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA, D. F. da
MARCOLAN, A. L.
MENDES, A. M.
LOCATELLI, M.
SCHLINDWEIN, J. A.
Additional Information: Dionatha Félix da Silva, Bolsista PIBIC/CNPq, Embrapa Rondônia; ALAERTO LUIZ MARCOLAN, CPAF-RO; ANGELO MANSUR MENDES, CPAF-RO; MARILIA LOCATELLI, CPAF-RO; Jairo André Schlindwein, UNIR.
Title: Atributos químicos do solo e rendimento de culturas no sistema plantio direto em Rondônia.
Publisher: Revista Pesquisa e Criação, Porto Velho, n. 10, Suplemento especial, p. 419-427, 2011. Edição dos anais do 20. Seminário Final de Iniciação Científica.
Language: pt_BR
Keywords: Sucessão de culturas.
Description: O trabalho tem como objetivo avaliar os atributos químicos do solo e o rendimento de culturas em sistemas de sucessão no sistema plantio direto em Rondônia. O trabalho foi realizado em Porto Velho-RO, em experimento implantado em 2008, em Latossolo Vermelho-Amarelo distrófico típico, de textura argilosa, em área com pastagem, que apresentava sinais de degradação da fertilidade do solo. O experimento apresenta cinco sucessões de cultura: arroz/milheto/milho/soja, arroz/sorgo/milho/milho, soja/sorgo/milho/soja, arroz/sorgo/soja/milho e soja/sorgo/soja/soja e a testemunha com braquiária. Utilizou-se o delineamento experimental de blocos ao acaso, com quatro repetições e parcelas de 800m2 (20x40m). Foram avaliados os atributos químicos, nas camadas de 0-5; 5-10, 10-15, 15-20 e 20-25cm, e o rendimento das culturas de milho e soja. O sistema plantio direto com sucessões de culturas propiciou, de maneira geral, a melhoria da fertilidade do solo, em relação ao tratamento testemunha com pastagem cultivada ao longo dos anos. As diferenças nos atributos químicos do solo decorrentes dos sistemas de sucessões de culturas não foram suficientes para afetar a produtividade das culturas.
Thesagro: Matéria Orgânica
Milho
Soja.
Data Created: 2012-03-06
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAF-RO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
alaerto.pdf108,2 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace