Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/918587
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Soja - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MATSUMOTO, L. S.
SATURNO, D. F.
OLIVEIRA, A. L. M. de
SILVA, A. P.
BABUJA, L. C.
NOGUEIRA, M. A.
HUNGRIA, M.
Additional Information: LEOPOLDO SUSSUMU MATSUMOTO, UENP - Bandeirantes, PR.; DIOGO FERNANDO SATURNO, UEL; ANDRÉ LUIZ MARTINEZ DE OLIVEIRA, UEL; ADRINA PEREIRA SILVA, UEL; LETÍCIA CARLOS BABUJA, UEM; MARCO ANTONIO NOGUEIRA, CNPSO; MARIANGELA HUNGRIA DA CUNHA, CNPSO.
Title: Avaliação da eficiência do inoculante contendo estirpes de Azospirillum brasilense em variedades de cana-de-açúcar.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MICROBILOGIA, 26.; SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE BACTÉRIAS LÁTICAS; ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DE MICROBIOLOGIA; SIMPÓSIO DE COLEÇÕES DE CULTURAS, 4., 2011, Foz do Iguaçu. Anais... São Paulo: SBM, 2011.
Language: pt_BR
Notes: Resumo, 916-1.
Description: Com aumento do consumo mundial de álcool, as indústrias sucroalcooleiras vêm enfrentando desafios em reduzir insumos e assegurar uma agricultura sustentável. Uma forma de conseguir tais resultados seria a utilização de algumas bactérias diazotróficas e/ou promotoras do crescimento de plantas, como o Azospirillum, contribuindo para o crescimento e a nutrição das plantas e resultando em incremento na produtividade e em diminuição dos custos de produção, principalmente no uso de fertilizantes nitrogenados. O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência do inoculante Azototal® (Total Biotecnologia- Embrapa), contendo as estirpes AbV5 e AbV6 de Azospirillum brasilense no desenvolvimento da cana-de-açúcar (Saccharum spp.). O experimento foi conduzido em casa de vegetação na Embrapa - Soja, no período de dezembro de 2010 a junho de 2011, em solo de baixo teor de nitrogênio, no crescimento de dez variedades da cana-de-açúcar. Os ensaios foram conduzidos em vasos de 9 Kg, sob condições controladas, sendo compostos pelos tratamentos: (2 mg.Kg?1 de N [T1] controle; 2 mg.Kg?1 de N + Azospirillum brasilense [T2] e 9 mg.Kg?1 de N [T3]). Foram avaliadas dez variedades de cana com oito repetições, totalizando 240 vasos. Foram avaliadas a massa da parte aérea seca e o número de perfilhos das variedades analisadas no período de 90 dias após o brotamento das gemas. Após o corte foi feita a re-inoculação com A. brasilense. Na rebrota os mesmos parâmetros foram analisados. Os resultados demonstram que o A. brasilense, influenciou de maneira significativa o aumento no número de perfilhos e o crescimento da cana-de-açúcar. No primeiro corte, em cinco das dez cultivares houve incremento na produção de massa seca e em duas das variedades houve incremento no número de perfilhos. Já na rebrota, sete variedades tiveram incremento significativo na massa seca e nove em aumento no número de perfilhos. Tais resultados permitem inferir o uso de inoculante contendo Azospirillum como promotor do crescimento da cana-de-açúcar, permitindo também a substituição parcial de fertilizante nitrogenado. Agradecimentos: CNPq pela bolsa fornecida para o desenvolvimento do trabalho e a Embrapa-soja pela disponibilização de recursos e estrutura para a pesquisa.
Thesagro: Microbiologia.
Data Created: 2012-03-13
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPSO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
av.eficiencia.pdf14,4 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace