Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/925444
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: LEITE, L. F. C.
PETRERE, V. G.
SAGRILO, E.
Additional Information: LUIZ FERNANDO CARVALHO LEITE, CPAMN; VANDERLISE GIONGO PETRERE, CPATSA; EDVALDO SAGRILO, CPAMN.
Title: Sequestro de carbono em solos da região Semiárida brasileira estimado por modelo de simulação em diferentes sistemas produtivos.
Publisher: In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL: CLIMA, SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO EM REGIÕES SEMIÁRIDAS - ICID+18, 2., 2010, Fortaleza. Clima, sustentabilidade e desenvolvimento em regiões semiáridas. Fortaleza: BND-ETENE: MMA, 2010.
Language: pt_BR
Keywords: Gases de efeito estufa
Modelagem.
Description: Os solos do semi-árido brasileiro têm sido submetidos a intenso processo de degradação e desertificação, devido à atividade agropastoril extensiva, calcada em sistemas de manejo convencionais, associada à substituição da vegetação nativa por culturas, principalmente por meio de queimadas e da retirada de madeira. Isto tem reduzido os estoques de carbono (C) no solo e aumentado a emissão de gases de efeito estufa (GEE), especialmente CO2, para a atmosfera. Neste sentido, estratégias como a adoção de sistemas conservacionistas, baseados em menor ou nenhum revolvimento do solo, no aumento do aporte de resíduos vegetais e na rotação de culturas, além da implantação de pastagens e floresta, podem recuperar os estoques de C e mitigar as emissões de GEE. Para quantificar estas mudanças, em médio e longo prazos, têm sido utilizados modelos de simulação, como CENTURY e CQESTR, considerados essenciais para a elaboração de cenários sustentáveis e mitigadores de mudanças climáticas.
Thesagro: Solo
Caatinga
Carbono.
Data Created: 2012-05-25
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vanderlise2010.pdf67,15 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace