Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/929367
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Cerrados - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SUSSEL, A. A. B.
SILVA NETO, S. P. da
MOREIRA, C. T.
ALVES, R. S.
ALMEIDA, N. J.
Additional Information: ANGELO APARECIDO BARBOSA SUSSEL, CPAC; SEBASTIAO PEDRO DA SILVA NETO, CPAC; CLAUDETE TEIXEIRA MOREIRA, CPAC; R. S. ALVES; N. J. ALMEIDA.
Title: Correlação de diferentes metodologias de avaliação da ferrugem asiática em linhagens de soja.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOJA, 6., 2012, Cuiabá. Soja: integração nacional e desenvolvimento sustentável: anais. Brasília, DF: Embrapa; Londrina: Embrapa Soja, 2012. 1 CD-ROM. Editado por Adilson de Oliveira Júnior, Clara Beatriz Hoffmann-Campo, Regina Maria Villas Bôas de Campos Leite, Ricardo Vilela Abdelnoor. VI CBSoja.
Language: pt_BR
Keywords: Ferrugem asiática.
Description: A expansão do cultivo da soja para áreas irrigadas no Cerrado com semeadura ao final do período da janela de plantio favorece a ocorrência de epidemias de ferrugem asiática devido à alta quantidade de inoculo presente no ar produzido pelas áreas onde o cultivo teve inicio antecipado. As lesões formadas nas folhas podem ser classificadas como do tipo castanho clara com muitos soros urediniais e abundante esporulação (TAN) ou castanho avermelhada com poucos soros urediniais e com pouca ou nenhuma esporulação (RB ? Reddish Brown). Lesões do tipo RB são típicas de materiais com genes dominantes de resistência ou de efeito principal a essa doença. Este tipo de lesão pode ser descrito como uma reação de hipersensibilidade. Dessa forma, objetivou-se neste trabalho avaliar 60 linhagens de soja convencional em função da reação à infecção natural de Phakopsora pachyrhizi quanto à coloração de pústulas, esporulação observada visualmente nas mesmas, a esporulação obtida por meio de contagem em hemocitômetro e a avaliação de severidade utilizando-se uma escala diagramática no campo, em três condições de manejo com fungicidas. Observou-se diferença estatística entre as médias de severidade causadas pela ferrugem asiática, nos diferentes tratamentos com fungicidas nos três estratos avaliados nas linhagens de soja convencionais. Apesar dos tratamentos não pulverizados apresentarem maiores severidades em relação aos tratamentos pulverizados, tratamentos com apenas uma pulverização apresentaram severidade menor nos estratos inferior e superior da planta em relação ao tratamento com três pulverizações. Houve diferença estatística entre as médias de número de esporos de Phakopsora pachyrhizi contados em hemocitômetro, e entre as notas de cor de pústulas e de esporulação das pústulas nos diferentes tratamentos com fungicidas. Ao se correlacionar cor de pústula e esporulação visual com os demais parâmetros analisados, observou-se correlações significativas com os parâmetros de severidade, contudo o parâmetro número de esporos contados em emocitômetro não se correlacionou com nenhum outro parâmetro.
Thesagro: Cerrado
Phakopsora Pachyrhizi
Soja.
Data Created: 2012-07-25
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CD4035.pdf346,5 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace