Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/932367
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Arroz e Feijão - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: EVANGELISTA, C. R.
PARTELLI, F. L.
FERREIRA, E. P. de B.
CORRECHEL, V.
Additional Information: CRISTIANO RAMOS EVANGELISTA, consultor SEBRAE-GO; FÁBIO LUIZ PARTELLI, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO; ENDERSON PETRONIO DE BRITO FERREIRA, CNPAF; VLÁDIA CORRECHEL, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS.
Title: Atividade enzimática do solo sob sistema de produção orgânica e convencional na cultura da cana-de-açúcar em Goiás.
Publisher: Semina: Ciências Agrárias, Londrina, v. 33, n. 4, p. 1251-1262, jul./ago. 2012.
Language: pt_BR
Keywords: Goiás
Fósforo orgânico
Manejo orgânico
Mineralização do carbono
Description: Objetivou-se avaliar a atividade das enzimas ligadas ao ciclo do carbono, a mineralização do fosforo e atividade enzimática total do solo cultivado com cana-de-açúcar orgânica certificada com e sem revolvimento do solo, orgânica em certificação, convencional com e sem queima da palhada e uma área remanescente de Cerrado no município de Goiatuba, GO, Brasil. Foi realizada coleta de solo em marco (período chuvoso) e setembro (período de estiagem) de 2009, na profundidade de 0-10 cm, para analises de matéria orgânica, pH, P, granulometria e atividade enzimática total, ?À-glicosidase e fosfatase acida. Os dados foram submetidos as analises descritiva e multivariada. O sistema de produção orgânico certificado de cana-de-açúcar sem revolvimento do solo apresentou maiores níveis de atividade da ?À-glicosidase, indicando maior ciclagem da matéria orgânica em relação aos outros sistemas. Os maiores valores de fosfatase acida foram observados nas coletas amostradas no período chuvoso na área remanescente de Cerrado, seguido pelo sistema de produção orgânico certificado sem revolvimento do solo. Menor atividade enzimática total foi observada no sistema que utiliza a queima da palhada antes da colheita. O solo remanescente de Cerrado seguido pelo sistema orgânico certificado de cana-de-açúcar sem revolvimento apresentaram os melhores indicadores de qualidade de solo.
Thesagro: Cana de açúcar
Sistema de produção
Solo
Produção orgânica
Fosfatase ácida
Data Created: 2012-08-28
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPAF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
semina.pdf298,48 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace