Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/934637
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: NIVA, C. C.
CARDOSO, G. B. X.
ZAGATTO, M.
FONSECA, P. M. da
BROWN, G. G.
Additional Information: Cintia Carla Niva, Bolsista Embrapa Florestas/CNPq; Guilherme Borges Xarão Cardoso, PUCPR; Maurício Zagatto, UFPR; Priscila Moura da Fonseca, UFPR; GEORGE GARDNER BROWN, CNPF.
Title: Enquitreídeos (Enchytraeidae: Oligochaeta) do cume do pico Caratuva, Paraná.
Publisher: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 30.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 14.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 12.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 9.; SIMPÓSIO SOBRE SELÊNIO NO BRASIL, 1., 2012, Maceió. A responsabilidade socioambiental da pesquisa agrícola: anais. Viçosa, MG: SBCS, 2012. FERTBIO 2012.
Pages: 3 p.
Language: pt_BR
Notes: Resumo expandido.
Keywords: Campo de altitude.
Description: O Pico Caratuva é a segunda montanha mais alta da Região Sul do Brasil, com 1850 metros de altitude e localiza-se na Serra do Mar, entre os municípios de Antonina e Campina Grande do Sul, no Paraná (25° 14' 26'' S 48° 49' 41'' W). A área do cume é recoberta por campo de altitude hidrófilo, consistindo em um tapete espesso de matéria orgânica composta principalmente por raízes e material vegetal morto sobre o qual a vegetação cresce. O objetivo do presente trabalho foi estudar a abundância e diversidade de enquitreídeos nesse ecossistema tão particular. A coleta foi realizada em maio de 2012 em oito pontos na face leste da área do cume. Duas amostras dos primeiros 5 cm superficiais do substrato de matéria orgânica foram coletadas em cada ponto com anéis de metal de 5.6 cm de diâmetro. As amostras foram levadas à extração úmida fria por 24 h ou à extração úmida quente por 3h 30 min. O número de indivíduos estimado através de cada método foi de 14.413 ± 10.905 (média ± desvio padrão) e 11.317 ± 6.980 por metro quadrado (ind./ m2) respectivamente, e o número máximo foi de 32.075 ind./ m2. A identificação parcial dos espécimes extraídos demonstrou uma dominância de espécies do gênero Guaranidrilus.
Thesagro: Biodiversidade.
NAL Thesaurus: Enchytraeidae.
Data Created: 2012-09-26
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012GeorgeFERTBIOEnquitreideos.pdf66,87 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace