Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/940569
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Informática Agropecuária - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: CARVALHO, J. R. P. de
ASSAD, E. D.
PINTO, H. S.
Additional Information: JOSÉ RUY PORTO DE CARVALHO, CNPTIA; EDUARDO DELGADO ASSAD, CNPTIA; HILTON SILVEIRA PINTO, Unicamp.
Title: Interpoladores geoestatísticos na análise da distribuição espacial da precipitação anual e de sua relação com altitude.
Publisher: Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 47, n. 9, p. 1235-1242, set. 2012.
Language: pt_BR
Keywords: Cokrigagem ordinária
Geoestatística
Krigagem ordinária
Métodos de interpolação.
Description: Resumo - O objetivo deste trabalho foi quantificar a contribuição da variável auxiliar altitude, na estimativa da distribuição espacial da precipitação anual média no Estado de São Paulo. A estatística quadrado médio do erro (QME) foi usada em dois conjuntos de observações de precipitação anual média (1957 a 1997): o completo, com 1.027 observações, e o reduzido, com 445. Bolsões de precipitação foram perfeitamente definidos nos mapas de variabilidade espacial que utilizaram o conjunto completo de dados, e indicaram a existência de possíveis microclimas. O interpolador geoestatístico de krigagem ordinária apresentou desempenho 82 vezes mais preciso que o interpolador do inverso do quadrado da distância, quando o QME foi usado como critério de comparação para o conjunto de dados completo. Para o conjunto reduzido, essa magnitude foi de duas vezes. Os erros de estimação obtidos por krigagem ordinária foram menores no conjunto completo, enquanto os obtidos por cokrigagem ordinária foram menores no reduzido. Isso indica que esses interpoladores devem ser usados para determinação da distribuição espacial da precipitação anual média. O uso da altitude como variável auxiliar beneficia o interpolador de cokrigagem ordinária e define microrregiões mais uniformes quanto à distribuição espacial da precipitação anual média.
Thesagro: Microclima
Risco Climático.
NAL Thesaurus: Geostatistics
Kriging
Microclimate
Data Created: 2012-11-27
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPTIA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
10819622331PB.pdf2,4 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace