Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/9408
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Informática Agropecuária - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2006
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA, J. dos S. V. da
ASSAD, M. L. R. C. L.
FERRARI, D. L.
RAMPAZZO, J.
ROMON, V. T.
Additional Information: JOAO DOS SANTOS VILA DA SILVA, CNPTIA; MARIA LEONOR RIBEIRO CASIMIRO LOPES ASSAD, UFSCar; DIEGO LUIS FERRARI, Bolsista CNPq; JULIANA RAMPAZZO, Bolsista CNPq; VANESSA TREVISAN ROMON, Bolsista CNPq.
Title: Uso de um sistema de informações geográficas para a base de dados dos solos brasileiros.
Publisher: In: SIMPÓSIO DE GEOTECNOLOGIAS NO PANTANAL, 1., 2006, Campo Grande, MS.Anais... Campinas: Embrapa Informática Agropecuária; São José dos Campos: Inpe, 2006.
Pages: p. 265-274.
Language: pt_BR
Notes: Geopantanal 2006.
Keywords: Zoneamento
Georreferenciamento
Banco de dados
Sistema de Processamento de Informações Georreferenciadas.
Description: O objetivo deste trabalho é estruturar a base de solos da Bacia do Alto Paraguai (BAP), na escala 1:1.000.000, utilizando o Sistema de Processamento de Informações Georreferenciadas - SPRING. Esta etapa faz parte de um projeto maior da Embrapa Informática Agropecuária que objetiva inserir a base de solo brasileira em um Sistema de Informações Geográficas. Atualmente a base de solos do Brasil nessa escala recobre um pouco mais de 91% do território, sendo publicados em 35 volumes pelo projeto Radam e IBGE, recobrindo 47 folhas ao milionésimo. As folhas ao milionésimo foram adquiridas do IBGE em meio digital e formato PDF. Esses mapas foram georreferenciados e digitalizados no SPRING via ampliações tela do computador. Como resultado obteve-se a base digital georreferenciada ao milionésimo dos solos brasileiro, cujo produto para a BAP é apresentado neste artigo. Esta base encontra-se atributada no sistema de classificação de solo original. Além disso, os textos estão devidamente ajustados a cada polígono mapeado. Para cada mapa digitalizado elaborou-se um relatório com a identificação das principais ocorrências de desconfomidades, saber: polígono sem classificação, polígono com duas classes, polígono sem fechamento e sobreposição de informação. No caso da BAP somente as desconformidades do tipo polígono sem classificação e polígono com duas classes foram observados.
Thesagro: Agricultura
Sistema de Informação Geográfica.
NAL Thesaurus: Agriculture
Zoning
Geographic information systems
Wetlands
Pantanal
Databases.
Data Created: 2006-12-12
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPTIA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
APUsoSilvaetalGeopantanal2006.pdf1,44 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace