Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/941918
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 10-Dez-2012
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SANTOS, N. M. dos
ACCIOLY, A. M. de A.
NASCIMENTO, C. W. A. do
SANTOS, J. A. G.
Informaçães Adicionais: NIELSON MACHADO DOS SANTOS, UFRPE; ADRIANA MARIA DE AGUIAR ACCIOLY, CNPMF; CLISTENES WILLIAMS ARAÚJO DO NASCIMENTO, UFRPE; JORGE ANTONIO GONZAGA SANTOS, UFRB.
Título: Avaliação de extratores de teores disponíveis de chumbo em solo contaminado tratado com ácidos húmicos e carvão vegetal ativado.
Edição: 2012
Fonte/Imprenta: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 30.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 14.; SIMPÓSIO BRASILEIRO MICROBILOGIA DO SOLO, 12.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 09.; SIMPÓSIO SOBRE SELÊNIO NO BRASIL, 1., 2012, Macéio. Fertbio 2012: "A responsabilidade socioambiental da pesquisa agrícola" : [anais...]. Maceió: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo; Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas, 2012. 1 CR-ROM.
Idioma: pt_BR
Conteúdo: A contaminação por chumbo no município de Santo Amaro da Purificação-BA, Brasil, originou-se a partir da instalação de uma metalúrgica na década de 60. O objetivo do presente trabalho foi comparar a eficiência das extrações feitas com solução Mehlich 1, DTPA e CaCl2, na avaliação da disponibilidade Pb em solo tratado com diferentes fontes de carbono. O material de solo utilizado no experimento foi coletado próximo àmetalúrgica, na camada de 0-20 cm de profundidade. As doses foram estabelecidas com base no teor de carbono (AHv 50 dag kg-1 de ácido húmico; AHc 40 dag kg-1 de ácido húmico; CV 55 dag kg-1 de carvão vegetal), correspondendo a 0; 0,75; 1,5; 3 e 7,5 g C kg-1 de solo. O conteúdo de Pb disponível foi extraído por Mehlich 1, DTPA pH 7,3 e CaCl2 10 mmol L-1. A adição do AHv reduziu o teor de Pb extraído por Mehlich 1 em 60%, Para a extração realizada com o CaCl2 a redução foi de 89%. No caso do extrator DTPA a redução foi menos pronunciada, ficando em 47%. Os três extratores avaliados foram eficientes na predição dos teores de Pb disponíveis.
Thesagro: Metal Pesado
Poluição do Solo.
Ano de Publicação: 2012
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AvaliacaodeExtratoresdeTeoresDisponiveisdeChumboemSolo.pdf599,11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace