Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/950397
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CARVALHO, T. P.
BOARI, A. de J.
SILVA, C. T. B. da
Additional Information: TAISE PEREIRA CARVALHO, BOLSISTA UFRA; ALESSANDRA DE JESUS BOARI, CPATU; CLENILDA TOLENTINO B DA SILVA, CPATU.
Title: Estudo da região ITS de Curvularia sp. e Bipolaris sp. (Teleomorfo cochliobolus sp.) provenientes de palma de óleo.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 2., 2012, Belém, PA. Anais... Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, 2012.
Language: pt_BR
Keywords: Palma de óleo
Prospecção
Elaeis guineensis Jacq.
Description: O gênero Cochliobolus (anamorfos Bipolaris, Curvularia) possui muitos fitopatógenos que causam grandes perdas no mundo, dentre as culturas afetadas se encontra a palma de óleo. A taxonomia de Cochliobolus é confusa devido às alterações de nomenclatura que tem ocorrido nos estados sexual e assexual das espécies há mais de 50 anos. A análise da sequencia de DNA tem sido utilizada para identificar e/ou auxiliar na caracterização das espécies de fungos e nos estudar a filogenia. Recentemente, isolados de Bipolaris e Curvularia com morfologia semelhante foram obtidos de plantas de dendê e seu híbrido (E. guineensis x E. oleifera). Assim, objetivou-se comparar a região ITS entre um isolado de Bipolaris e quatro de Curvularia provenientes de palma de óleo do Estado do Pará, e acessos disponíveis em banco de gene. Para isso, tecidos de folhas de palma de óleo que apresentavam necrose foram plaqueados em meio ágar-água. Posteriormente, os fungos foram repicados para meio BDA e mantidos a temperatura ambiente. Após 10 dias, o fungo teve seu DNA extraído para realização do PCR utilizando os primers ITS4 e ITS5. Os produtos do PCR foram sequenciados e avaliados via programas Blast e ClustalW. Verificou-se que um isolado de Curvularia proveniente da cultivar Tanzania x Ekona agrupou com vários acessos de C. Affinis, dois isolados de Curvularia de HIE com acessos de C. eragrostidis e o isolado de Bipolaris (mudas do BAG da Embrapa Amazônia Oriental) com B. spicifera e B. papendorfii. Comparando os isolados de Curvularia com o de Bipolaris provenientes do estado Pará verificou-se a identidade de 74 a 85%.
NAL Thesaurus: Cochliobolus.
Data Created: 2013-02-21
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
661.pdf253,83 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace