Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/952844
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Capítulo em livro científico (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Capítulo em livro científico (ALICE)
Authors: SILVA, A. de S.
SILVA, C. M. M, de S.
SILVA, A. L. da
BRITO, L. T. de L.
Additional Information: ADERALDO DE SOUZA SILVA, CPATSA; CÉLIA MARIA M. DE SOUZA SILVA; ANDRÉ LUIZ DA SILVA, UFPB; LUIZA TEIXEIRA DE LIMA BRITO, CPATSA.
Title: Determinação da qualidade da água armazenada em cisternas por meio de parâmetros físicos, químicos e microbiológicos.
Publisher: In: SEABRA, G. (Org.). Terra: qualidade de vida, mobilidade e segurança nas cidades. João Pessoa: UFPB, 2013.
Pages: v. 1, p. 1297-1305.
Language: pt_BR
Keywords: Água pra consumo humano
Uso da água
Natural resource.
Description: Este trabalho avaliou a qualidade da água para o consumo humano, armazenada em cisternas localizadas em 63 comunidades rurais pertencentes a 46 (quarenta e seis) municípios de nove Estados da região semiárida. Foram realizadas análises físicas, químicas e microbiológicas em 777 amostras de água abrangendo mananciais, cisternas e reservatórios caseiros. A partir dos resultados das análises físicas e químicas foi elaborado o Índice de Uso da Água Doméstica (IUD) para monitorar a qualidade da água das cisternas e identificar a sua procedência. O IUD foi calculado a partir dos valores médios dos dados obtidos com o auxílio do software Statistical Analysis System, utilizando o procedimento Factor. A análise do componente principal agrupou o conjunto de variáveis pré-selecionadas em quatro indicadores: salinidade, alcalinidade, poluição da água e saúde da água. Como resultado há agregação de 48 pontos amostrados com IUD elevado, 48 com IUD alto, 63 com IUD médio e 618 com IUD baixo, significando que a maioria das cisternas apresenta água de boa qualidade. Observou-se que a maioria das cisternas (97,18 %) está localizada em territórios onde predominam as águas superficiais do tipo bicarbonatadas e cloretadas, sódicas e mistas. Dessa forma, ao se detectar estas características físicas e químicas nas águas armazenadas nas cisternas, pode-se concluir que a mesma não é proveniente de captação de água de chuva e sim de outras fontes alternativas de abastecimento. Foi constatada a ausência de coliformes totais em 79,15 % das amostras e ausência de Escherichia coli em 94,08 %, O que resulta em água de boa qualidade.
Thesagro: Recurso natural
Armazenamento
Cisterna.
Data Created: 2013-03-13
ISBN: 978-85-237-0630-2
Appears in Collections:Capítulo em livro científico (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aderaldo20131.pdf119,45 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace