Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/961906
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio-Norte - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA, K. J. D. e
ROCHA, M. de M.
FREIRE FILHO, F. R.
RIBEIRO, V. Q.
COSTA, A. F. da
CARVALHO, H. W. L. de
PINHO, J. L. N. de
LIMA, J. M. P. de
BRITO NETO, J.
ALCÂNTARA, J. dos P.
SABOYA, R. de C. C.
Additional Information: KAESEL JACKSON DAMASCENO E SILVA, CPAMN; MAURISRAEL DE MOURA ROCHA, CPAMN; FRANCISCO RODRIGUES FREIRE FILHO, CPAMN; VALDENIR QUEIROZ RIBEIRO, CPAMN; ANTONIO FÉLIX DA COSTA, IPA; HELIO WILSON LEMOS DE CARVALHO, CPATC; JOÃO LICÍNIO NUNES DE PINHO, CENTRO DE ENSINO TECNOLÓGICO, FORTALEZA, CE.; JOÃO MARIA PINHEIRO DE LIMA, EMPARN; JOSÉ BRITO NETO, INSTITUTO DE INOVAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL DE ALAGOAS, MACEIÓ, AL.; JOSÉ DOS PRAZERES ALCÂNTARA, EBDA; RITA DE CASSIA CUNHA SABOYA, SPM E Campina Grande.
Title: Adaptabilidade e estabilidade produtiva de genótipos de feijão-caupi de porte semiprostrado na região Nordeste do Brasil.
Publisher: In: CONGRESSO NACIONAL DE FEIJÃO-CAUPI, 3., 2013, Recife. Feijão-Caupi como alternativa sustentável para os sistemas produtivos familiares e empresariais. Recife: IPA, 2013.
Language: pt_BR
Notes: CONAC 2012. Disponível em: http://www.conac2012.org/resumos/pdf/124g.pdf. Acesso em: 11 jul. 2013.
Keywords: Interação genótipos x ambientes.
Description: Estudos de adaptabilidade e estabilidade de genótipos são importantes nas fases finais de um programa de melhoramento para subsidiar a recomendação de novas cultivares. O objetivo deste trabalho foi avaliar a adaptabilidade e estabilidade produtiva de genótipos de feijão-caupi de porte semiprostrado na região Nordeste do Brasil. Foram avaliados 20 genótipos, sendo 15 linhagens e cinco cultivares, em 36 ambientes dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, no triênio 2010-2012. Todos os ensaios foram conduzidos em delineamento de blocos ao acaso com quatro repetições. A adaptabilidade e estabilidade dos genótipos foram analisadas por meio da metodologia de Lin e Bins modificado por Carneiro (1998). Observaram-se diferenças para os efeitos de genótipos, ambientes e interação genótipo x ambiente. A cultivar BRS Xiquexique e a linhagem Pingo de Ouro-1-2 apresentam ampla adaptabilidade e alta estabilidade aos ambientes do Nordeste do Brasil, sendo BRS Xiquexique mais adaptada a condições desfavoráveis, enquanto MNC02-701F-2, a ambientes favoráveis.
Thesagro: Produtividade
Vigna Unguiculata.
Data Created: 2013-07-11
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
124g.pdf292,26 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace