Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/962450
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio-Norte - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ROCHA, M. de M.
SILVA, K. J. D. e
VIEIRA, P. F. de M. J.
CECCON, G.
SANTOS, A. dos
LUIZ NETO NETO, A.
SILVA, J. F. da
CORREA, A. M.
ALVAREZ, R. de C. F.
Additional Information: MAURISRAEL DE MOURA ROCHA, CPAMN; KAESEL JACKSON DAMASCENO E SILVA, CPAMN; PAULO FERNANDO DE MELO JORGE VIEIRA, CPAMN; GESSI CECCON, CPAO; ADRIANO DOS SANTOS, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL, AQUIDAUANA, MS; ANTONIO LUIZ NETO NETO; JUSLEI FIGUEIREDO DA SILVA; AGENOR MARTINHO CORREA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL, AQUIDAUANA, MS; RITA DE CÁSSIA FÉLIX ALVAREZ, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL, CHAPADÃO DO SUL, MS.
Title: Adaptabilidade e estabilidade produtiva de genótipos de feijão-caupi de porte semiprostrado na região Centro-Oeste do Brasil.
Publisher: In: CONGRESSO NACIONAL DE FEIJÃO-CAUPI, 3., 2013, Recife. Feijão-Caupi como alternativa sustentável para os sistemas produtivos familiares e empresariais. Recife: IPA, 2013.
Language: pt_BR
Notes: CONAC 2012. Disponível em: http://www.conac2012.org/resumos/pdf/124k.pdf. Acesso em: 19 jul. 2013.
Keywords: Interação genótipos x ambientes.
Description: Estudos de adaptabilidade e estabilidade de genótipos são importantes nas fases finais de um programa de melhoramento para subsidiar a recomendação de novas cultivares. O objetivo deste trabalho foi avaliar a adaptabilidade e estabilidade produtiva de genótipos de feijão-caupi de porte semiprostrado na região Centro-Oeste do Brasil. Foram avaliados 20 genótipos (15 linhagens e cinco cultivares), em 10 ambientes dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no triênio 2010-2012. Os ensaios foram conduzidos em delineamento de blocos ao acaso com quatro repetições. Foram realizadas análises de variância conjunta e a adaptabilidade e a estabilidade dos genótipos foram analisadas pelo método de Lin e Bins modificado por Carneiro (1998). Observaram-se diferenças para os efeitos de genótipos, ambientes e interação genótipo x ambiente. As linhagens MNC02-675F-5 e MNC01-649F-2-11 apresentam ampla adaptabilidade e alta estabilidade aos ambientes da região Centro-Oeste do Brasil, sendo também as mais adaptadas a ambientes favoráveis, enquanto que as cultivares BRS Marataoã e BR 17-Gurguéia são mais bem adaptadas a ambientes desfavoráveis.
Thesagro: Produtividade
Vigna Unguiculata.
Data Created: 2013-07-19
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
124k.pdf291.89 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace