Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/963407
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio-Norte - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: FREIRE FILHO, F. R.
TEÓFILO, E. M.
RIBEIRO, V. Q.
BERTINI, C. H. C. de M.
ALMEIDA, W. S. de
DIAS, F. T. C.
Additional Information: FRANCISCO RODRIGUES FREIRE FILHO, CPAMN; ELIZITA MARIA TEÓFILO, UFC; VALDENIR QUEIROZ RIBEIRO, CPAMN; CÂNDIDA HERMÍNIA CAMPOS DE MAGALHÃES BERTINI, UFC; WENER SANTOS DE ALMEIDA, UFC; FRANCISCO TIAGO CUNHA DIAS, UFC.
Title: Ganho genético do programa de melhoramento de feijão-caupi da Universidade Federal do Ceará no período de 1967 a 1988.
Publisher: In: CONGRESSO NACIONAL DE FEIJÃO-CAUPI, 3., 2013, Recife. Feijão-Caupi como alternativa sustentável para os sistemas produtivos familiares e empresariais. Recife: IPA, 2013.
Language: pt_BR
Notes: CONAC 2012. Disponível em: http://www.conac2012.org/resumos/pdf/182f.pdf. Acesso em: 06 ago. 2013.
Keywords: Progresso genético.
Description: O feijão-caupi é uma cultura de grande importância socioeconômica para as regiões Nordeste e Norte do Brasil e desde 2006 está expandindo-se para os cerrados da região Centro-Oeste. Essa expansão se deve em grande parte ao desenvolvimento de cultivares mais produtivas, adaptadas a diversos ambientes e com características específicas para o uso de tecnologias mais avançadas, especialmente em áreas com cultivo mecanizado. O presente trabalho teve como objetivo realizar o levantamento do progresso genético alcançado com o melhoramento do feijão-caupi realizado na Universidade Federal do Ceará durante o período de 1963 a 1988 e foi realizado a partir de dados obtidos nos relatórios do Departamento de Fitotecnia do Centro de Ciências Agrárias da referida universidade, elaborados pelo Professor José Braga Paiva. Os ganhos genéticos de produtividade obtidos em 10 ciclos de seleção foram de 5,59% e de 5,32%, respectivamente para os tratamentos padrão e para os três melhores tratamentos padrão. Como resultado desse trabalho, durante o período de 1963 a 1988 foram lançadas as cultivares Seridó, Pitiúba, CE-315, Setentão e João Paulo II.
Thesagro: Germoplasma
Vigna Unguiculata.
Data Created: 2013-08-06
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
182f.pdf276,04 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace