Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/967943
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA NETA, C. R. da
SILVA, A. P. da
MENEZES, F. J. de S.
MENDES, A. M. S.
SILVA, P. T. de S. e
Additional Information: CAROLINA RODRIGUES DA SILVA NETA, Estudante de Química, IF-Sertão, Estagiário da Embrapa Semiárido; AOLIABE PEDRO DA SILVA, Estudante de Química, IF-Sertão, Estagiário da Embrapa Semiárido; FLÁVIA JUSSARA DE SANTANA MENEZES, Mestranda da UNIVASF; ALESSANDRA MONTEIRO SALVIANO MENDES, CPATSA; PAULA TEREZA DE SOUZA E SILVA, CPATSA.
Title: Avaliação da qualidade da água para fins de irrigação na região de Entorno do Lago de Sobradinho.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITARIA E AMBIENTAL, 27., 2013, Goiânia. Saneamento, ambiente e sociedade: entre a gestão, a política e a tecnologia. Rio de Janeiro: ABES, 2013.
Language: pt_BR
Keywords: Lago de Sobradinho
Natural resource.
Description: O Lago de Sobradinho foi construído mediante o represamento das águas do Rio São Francisco, através da usina hidrelétrica de Sobradinho e com isso parte dessa água destina-se a irrigação. O uso de água de qualidade é uma alternativa importante para minimizar os efeitos causados pela agricultura irrigada, principalmente na salinidade e permeabilidade do solo e toxidez às plantas. O objetivo desse trabalho foi avaliar a qualidade da água do Lago de Sobradinho para fins de irrigação nos períodos seco e chuvoso de forma a prevenir possíveis riscos de salinização dos solos. Foram avaliados 26 pontos de coleta de água utilizada na irrigação no entorno do Lago, abrangendo os municípios de Sobradinho, Casa Nova, Sento Sé e Remanso no período seco e chuvoso de 2012. Os parâmetros analisados para avaliar a qualidade da água para fins de irrigação foram: pH, condutividade elétrica, dureza, cálcio, sólidos totais, sódio, potássio, fósforo, nitrogênio amoniacal, turbidez e cloreto. Foi constatado que a água do Lago de Sobradinho para os períodos seco e chuvoso é de boa qualidade para fins de irrigação em relação à salinidade, sodicidade, potássio, fósforo, cloreto, sólidos totais e nitrogênio amoniacal, apresentando limitação em alguns pontos para o pH, condutividade e turbidez.
Thesagro: Água
Recurso natural
Irrigação
Solo
Salinidade.
Qualidade da Água
Data Created: 2013-10-07
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PaulaTereza1.pdf236,24 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace