Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/968131
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: POMPEO, L. F. L.
YAMAGUCHI, C. S.
HIRANO, R. T.
GONCALVES, J. R. P.
RAMOS, N. P.
Additional Information: LUIS FELIPE LUPPE POMPEO, PUCCAMP; CARINA SAYURI YAMAGUCHI, PUCCAMP; RAFAEL TSUYOSHI HIRANO, UFV; JOSE RICARDO PUPO GONCALVES, CNPMA; NILZA PATRICIA RAMOS, CNPMA.
Title: Ciclagem de nutrientes em cultivo de terceira soca de cana-de-açúcar.
Publisher: In: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 7., 2013, Campinas. Anais... Campinas: ITAL, 2013. 1 CD ROM. Nº 13408.
Pages: 8 p.
Language: pt_BR
Keywords: Agricultural residue
Decomposition.
Description: Resumo: O objetivo do trabalho foi avaliar a liberação de macronutrientes em função de níveis de palhada mantida sobre o solo, na terceira soca de cana-de-açúcar, e sua contribuição para ciclos posteriores. O ensaio foi instalado em Araras ?SP, safra 2011-2012 (variedade RB-845210). Os tratamentos foram os níveis de palhada 25% - 50% - 75% - 100% (2,8 - 5,7 - 8,5 -11,3 t ha-1 em base seca) dispostos em blocos ao acaso, 4 repetições. Foi utilizado o método dos ?litter bags? para avaliar a decomposição da biomassa e sua respectiva ciclagem de nutrientes. Determinou-se as concentrações (g kg-1) de N, P, K, Ca, Mg e S e as quantidades (kg ha-1) liberadas após um ciclo de cultivo. Utilizou-se a análise de variância e regressão. As concentrações de N, P, Ca e S diferiram com níveis de palhada; já o K e Mg não responderam aos tratamentos. O modelo linear melhor se ajustou para as concentrações do N, P, K e Ca, com exceção do Mg e S. Houve maior liberação de nutrientes nos maiores níveis de palhada, porém esta diferença foi atribuída ao aumento da massa entre os tratamentos. Os elementos Ca, K e N, respectivamente, foram os mais liberados, independente dos tratamentos. Conclui-se que variações na quantidade de palhada deixadas sobre o solo apresentam comportamentos diferentes de mineralização de nutrientes durante um ciclo de cultivo da cana-de-açúcar. Há maior liberação de nutrientes nos maiores níveis de palhada, sendo os elementos Ca, K e N, respectivamente, os mais liberados.
Thesagro: Mineralização
Palhada
Cana de açúcar
Resíduo
Decomposição
Resíduo Agrícola.
NAL Thesaurus: Straw
Crop residues
Mineralization
Data Created: 2013-10-09
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013AA37.PDF448,45 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace