Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/973547
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: BARROSO, L. M. A.
NASCIMENTO, M.
NASCIMENTO, A. C. C.
SILVA, F. F. e
FERREIRA, R. de P.
Additional Information: LAÍS MAYARA AZEVEDO BARROSO, UNIV. FED. VIÇOSA, MG.; MOYSÉS NASCIMENTO, UNIV. FED. VIÇOSA, MG.; ANA CAROLINA CAMPANA NASCIMENTO, UNIV. FED. VIÇOSA, MG.; FABYANO FONSECA E SILVA, UNIV. FED. VIÇOSA, MG.; REINALDO DE PAULA FERREIRA, CPPSE.
Title: Uso do método de EBERHART e RUSSELL como informação a priori para aplicação de redes neurais artificiais e análise discriminante visando a classificação de genótipos de alfafa quanto à adaptabilidade e estabilidade fenotípica.
Publisher: Revista Brasileira Biometria, v. 31, n. 2, p. 176-188, 2013.
Pages: 13p.
Language: pt_BR
Keywords: Melhoramento de planta
Interação genótipo x ambiente.
Description: O objetivo deste trabalho foi comparar os resultados obtidos pela metodologia de Eberhart e Russell (1966) com a Análise Discriminante e o treinamento de uma rede neural artificial para análise da adaptabilidade e estabilidade fenotípica de genótipos de alfafa (Medicago sativa). Foram utilizados dados provenientes de um experimento sobre produção de matéria seca de 92 genótipos de alfafa realizado no delineamento em blocos casualizados, com duas repetições. Os genótipos foram submetidos a 20 cortes, no período de novembro de 2004 a junho de 2006. Cada corte foi considerado um ambiente. Diante dos resultados apresentados, verifica-se que a rede neural artificial apresentou índices de concordância mais elevados do que a Análise Discriminante com relação aos resultados obtidos pela metodologia de Eberhart e Russell (1966).
Thesagro: Simulação.
Data Created: 2013-12-11
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROCI2013.00190.pdf144,89 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace