Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/973573
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pantanal - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: HORTON, T. M.
MARQUES JÚNIOR, H. R.
CEDRAN, M.
JULIANO, R. S.
Additional Information: THOMAS MALBY HORTON, ABCCP; HEITOR ROMERO MARQUES JÚNIOR, UCDB; MONISE CEDRAN, UCDB; RAQUEL SOARES JULIANO, CPAP.
Title: Avaliação de ganho de peso e peso a desmama em bezerros pantaneiros e pantaneiro X nelore, criados a pasto.
Publisher: In: SIMPÓSIO SOBRE RECURSOS NATURAIS E SOCIOECONÔMICOS DO PANTANAL, 6.; EVENTO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO PANTANAL, 1., 2013, Corumbá, MS. Desafios e soluções para o Pantanal: resumos. Corumbá: Embrapa Pantanal, 2013.
Language: pt_BR
Keywords: Desempenho
Raças bovinas locais
Recurso genético animal
Local breeds
Animal genetic resource.
Description: O bovino Pantaneiro é uma raça local brasileira que possui entre outras características, grande adaptabilidade às condições ambientais extremas aos quais são submetidos esses animais, no seu habitat natural, o Pantanal. Devido ao sério risco de extinção, a Embrapa Pantanal e parceiros têm dedicado suas pesquisas a conservação e uso desse patrimônio genético, divulgando suas potencialidades como forma de estimular a criação dessa raça em diferentes sistemas produtivos. Com o objetivo de avaliar o ganho de peso diário (GPD) e peso a desmama (PD) de animais da raça Pantaneiro e mestiços Pantaneiro X Nelore, foram coletados pesos de machos e fêmeas ao nascimento e próximo a idade de desmama. Não houve diferença de GPD entre os grupamentos raciais para ambos os sexos. A média de GPD de bezerras Pantaneiras e mestiças foi 0,575 kg/dia e 0,654 kg/dia, respectivamente. Para bezerros Pantaneiros e mestiços, os valores encontrados foram 0,643 kg/dia e 0,692 kg/dia, respectivamente. Não houve diferença de médias comparadas para o peso a desmama entre os grupamentos raciais para ambos os sexos. A média de PD, ajustado para 205 dias, de bezerras Pantaneiras e mestiças foi 148,3 kg e 161,6 kg, respectivamente. Para bezerros Pantaneiros e mestiços, os valores encontrados foram 161,7 kg e 172,3 kg, respectivamente. Os resultados encontrados foram semelhantes aos descritos na literatura para raça Nelore, principal raça bovina criada em sistema extensivo a pasto, em áreas de Cerrado. Sendo assim, considera-se que a inclusão de bovinos Pantaneiros pode ser uma alternativa viável do uso desse patrimônio genético em sistemas produtivos de cria.
Thesagro: Performance.
Data Created: 2013-12-12
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAP)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RE22.pdf121,17 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace