Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/973599
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pantanal - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BERSELLI, C.
CARDOSO, S. de R.
BRAZ, P. H.
SANTOS, S. A.
SOUZA, A. I. de
JULIANO, R. S.
Additional Information: CLEOMAR BERSELLI, CPAP; SUELLEN DE REZENDE CARDOSO, UFC; PAULO HENRIQUE BRAZ, UFMS; SANDRA APARECIDA SANTOS, CPAP; ALDA IZABEL DE SOUZA, UFMS; RAQUEL SOARES JULIANO, CPAP.
Title: Monitoramento da verminose no Núcleo de Conservação de ovino Pantaneiro da Embrapa Pantanal.
Publisher: In: SIMPÓSIO SOBRE RECURSOS NATURAIS E SOCIOECONÔMICOS DO PANTANAL, 6.; EVENTO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO PANTANAL, 1., 2013, Corumbá, MS. Desafios e soluções para o Pantanal: resumos. Corumbá: Embrapa Pantanal, 2013.
Pages: 4p.
Language: pt_BR
Keywords: Coproparasitológico
Hematócrito
Recurso genético animal
Animal genetic resource
Anthelmintic
Feces parasitology.
Description: O Núcleo de Conservação de ovino Pantaneiro possui cerca de 60 indivíduos, com a finalidade de e conservação in situ desse recurso genético, como também atender à demanda de animais para projetos de pesquisas no seu ambiente natural. Visando acompanhar as condições de saúde desses animais em relação à infestação por endoparasitas, este estudo objetivou monitorar a verminose do rebanho durante o período seco em animais mantidos em pastagens nativas da sub-região da Nhecolândia, Pantanal para subsidiar recomendações de vermifugação estratégica. A metodologia envolveu a coleta de sangue e fezes nos meses de julho e setembro de 2013, de pelo menos 50% dos animais do rebanho para a realização de contagem de hematócrito (Ht) e exame coproparasitológico de contagem de ovos por grama de fezes (OPG), respectivamente. Os resultados obtidos até o momento indicaram que em julho, a contagem de OPG foi indicativa de infestação mista baixa (5,2%), moderada (8,3%) e pesada (2,1%) nessa população, entretanto, somente dois indivíduos apresentaram Ht baixo. Sendo assim, optou-se pela aplicação individual de anti-helmintico, nos animais com Ht abaixo de 27%. Em setembro, a frequência de indivíduos com infestação mista leve foi 13,5%, moderada foi 11,5%, enquanto 1,9% apresentaram infestação pesada. A média da contagem de OPG foi 230 e 350 para os meses de julho e setembro respectivamente. Seguindo a recomendação descrita na literatura, optou-se por não realizar a vermifugação dos animais. Conclui-se que as estratégias de vermifugação foram variáveis entre os dois meses avaliados durante o período seco, protanto, as coletas e análises devem ser realizadas por um período mínimo de um ano ou mais para verificar o comportamento da verminose nas condições em que são criados esses animais e assim definir estratégias de controle durante o ano.
Thesagro: Anti-Helmíntico.
NAL Thesaurus: hematocrit.
Data Created: 2013-12-12
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAP)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RE27.pdf120,29 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace