Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/973648
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Tese/dissertação (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Tese/dissertação (ALICE)
Authors: LIMA, A. A. de
Additional Information: Aliny Alencar de Lima, Universidade Federal do Acre (Ufac).
Title: Arranjos de plantio do milho e doses de nitrogênio em cobertura na formação de pastagem em integração lavoura-pecuária em Rio Branco - AC.
Publisher: 2013.
Pages: 56 f.
Language: pt_BR
Notes: Dissertação (Mestrado em Agronomia: Produção Vegetal) - Programa de Pós-graduação em Agronomia, Universidade Federal do Acre, Rio Branco. Orientador: Tadário Kamel de Oliveira.
Keywords: Integração lavoura-pecuária (iLP)
Crop and livestock management
Integración de cultivos-ganadería
Capim Xaraés
Brachiaria brizantha cv Xaraés
Pastoreo mixto
Maíz
Abonos superficiales
Rendimiento de los cultivos
Description: Uma alternativa viável para formação de pastagens e recuperação de pastos degradados é a utilização do sistema de Integração Lavoura-Pecuária (iLP), que integra o componente agrícola e pecuário na mesma área. A Brachiaria brizantha cv. Xaraés e o milho são culturas de grande importância no cenário nacional e se adaptam ao sistema iLP. O objetivo deste trabalho foi verificar a eficiência agronômica do milho e produção de forragem sob diferentes arranjos no plantio e doses de nitrogênio em cobertura. O experimento foi conduzido em Rio Branco - AC, de setembro de 2011 a março de 2012. O delineamento experimental foi em blocos casualizados em esquema de parcelas subdivididas, com quatro repetições, sendo nas parcelas três arranjos no plantio do milho (arranjo 1 ? 0,75 m entre linhas com 66.666 plantas ha-1; arranjo 2 ? 0,80 m entre linhas com 62.500 plantas ha-1 e arranjo 3 ? 0,90 m entre linhas com 55.555 de plantas ha-1) e nas subparcelas, cinco níveis da adubação (0; 50; 100 e 150 e 200 kg ha-1) de nitrogênio em cobertura. Foi observada resposta linear para o teor de N total nas folhas de milho e forragem conforme o aumento das doses de N na adubação. Verificou-se diferença significativa (p<0,05) entre arranjos de plantio para estande final de plantas de milho. Entretanto, o rendimento médio de milho foi de 6,0 t ha-1, não havendo diferença significativa entre tratamentos. Em áreas sob pousio com solos de elevada fertilidade a expectativa de resposta à adubação nitrogenada é baixa ou nula no primeiro ano de cultivo do milho consorciado com B. brizantha cv. Xaraés. Nestas condições, arranjos de plantio do milho (0,75; 0,80 e 0,90 m nas entrelinhas, com diferentes densidades) também não apresentam efeito significativo sobre o desempenho produtivo do milho e na produção e características bromatológicas da forragem de B. brizantha cv. Xaraés.
Thesagro: Pastagem Consorciada
Brachiaria Brizantha
Milho
Zea Mays
Adubação de Cobertura
Nitrogênio
Rendimento
Valor Nutritivo
NAL Thesaurus: Mixed grazing
Urochloa brizantha
Corn
Top dressings
Crop yield
Nutritive value
Data Created: 2013-12-12
Appears in Collections:Tese/dissertação (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
24791.pdf662,8 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace