Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/973651
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Tese/dissertação (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Tese/dissertação (ALICE)
Authors: SILVA, D. V. da
Additional Information: Déborah Verçoza da Silva, Universidade Federal do Acre (Ufac).
Title: Decomposição de biomassa triturada de capoeira melhorada com leguminosas árboreas e desempenho produtivo do milho e feijoeiro.
Publisher: 2013.
Pages: 74 f.
Language: pt_BR
Notes: Dissertação (Mestrado em Agronomia: Produção Vegetal) - Programa de Pós-graduação em Agronomia, Universidade Federal do Acre, Rio Branco. Orientador: Tadário Kamel de Oliveira.
Keywords: Ingá peluda
Inga velutina
Baginha
Stryphnodendron pulcherrimum
Secondary vegetation
Vegetación secundaria
Biomasa
Degradación
Cero labranza
Maíz
Frijoles
Fertilidad del suelo
Description: O plantio direto em capoeira enriquecida e triturada é uma tecnologia que proporciona a eliminação do uso do fogo para o preparo de áreas e a inserção destas na atividade agrícola. Porém, para a eficácia deste sistema deve-se observar a dinâmica de decomposição dos resíduos sobre o solo a fim de manter a máxima cobertura e sincronizar a liberação de nutrientes com a fase de maior exigência das culturas. O objetivo deste trabalho foi avaliar o processo de decomposição de resíduos de capoeiras trituradas, anteriormente enriquecidas com as leguminosas ingá peluda (Inga velutina) e baginha (Stryphnodendron pulcherrimum) bem como o aporte de nutrientes e sua influência em características agronômicas do milho e feijoeiro cultivados em plantio direto. O experimento foi conduzido na área experimental da Embrapa Acre de novembro de 2011 a setembro de 2012. O delineamento foi em blocos casualizados em parcelas subdivididas no tempo com quatro repetições, sendo as parcelas duas espécies vegetais (I. velutina e S. pulcherrimum) e as subparcelas as épocas de avaliação (0, 7, 28, 63, 189, 252, 294 dias). Não foi verificada diferença (p > 0,05) entre as capoeiras enriquecidas e nem interação destas com as épocas de avaliação para biomassa dos resíduos, constante de decomposição e tempo de meia-vida. Os resíduos da capoeira enriquecida com baginha apresentaram maior (p < 0,05) relação C/N do que os de ingá peluda, sendo estes últimos, no entanto, superiores (p < 0,05) na quantidade de lignina. Os resíduos de capoeira triturada enriquecida anteriormente com ingá peluda e baginha apresentam o mesmo comportamento quanto à dinâmica de decomposição. O enriquecimento de capoeiras com ingá peluda aumenta as concentrações de Ca e Mg resultando em maior aporte destes nutrientes para o solo e promovendo maior rendimento da cultura do milho em plantio direto. Os resíduos de capoeira enriquecida com ingá peluda ou baginha interferem da mesma forma na produtividade do feijoeiro cultivado em sucessão ao milho.
Thesagro: Capoeira
Biomassa
Decomposição
Plantio Direto
Leguminosa
Milho
Zea Mays
Feijão
Phaseolus Vulgaris
Fertilidade do Solo
NAL Thesaurus: Biomass
Degradation
No-tillage
Corn
Beans
Soil fertility
Data Created: 2013-12-12
Appears in Collections:Tese/dissertação (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
24792.pdf2,41 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace