Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/974559
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: RIBEIRO JUNIOR, J. P.
NASCIMENTO, W. M. O. do
MALCHER, D. J. da P.
MENDES, N. V. B.
TAVARES, R. F. de M.
Additional Information: Julio Pereira Ribeiro Junior, ESTAGIÁRIO CPATU; WALNICE MARIA O DO NASCIMENTO, CPATU; Deyse Jacqueline da Paixão Malcher, ESTAGIÁRIA CPATU; Nouglas Veloso Barbosa Mendes, ESTAGIÁRIO CPATU; Rozane Fanci de Moraes Tavares, ESTAGIÁRIA CPATU.
Title: Porcentagem de esterco para formação de mudas de jenipapeiro (Genipa americana L.), Belém, PA.
Publisher: In: ENCONTRO AMAZÔNICO DE AGRÁRIAS, 5., 2013, Belém, PA. A importância da tecnologia e do empreendedorismo no desenvolvimento amazônico. Belém, PA: UFRA, 2013.
Language: pt_BR
Keywords: Altura da planta.
Description: O experimento teve como objetivo testar diferentes porcentagens de esterco na composição do substrato para formação de mudas de Genipa americana L. O experimento foi realizado no viveiro de produção de mudas da Embrapa Amazônia Oriental, Belém, PA. Para o crescimento das mudas de jenipapeiro foi usado como substrato as seguintes misturas: apenas solo; solo + 10% de esterco; solo + 20% de esterco; solo + 30% de esterco e solo + 40% de esterco. Foram realizadas as seguintes avaliações: número de folhas, altura da planta (cm), diâmetro do coleto (mm) e determinação da massa verde e massa seca da parte aérea. Foi adotado o delineamento em blocos ao acaso com quatro repetições de 13 mudas por parcela. A análise de variância foi composta de cinco tratamentos (tipos de substrato).Com os resultados obtidos foi verificado que houve diferença significativa apenas para o tratamento que não utilizou o esterco na mistura do substrato sendo que,as maiores médias foram obtidas nas mudas formadas nos substratos, solo com 20%,e solo com 30%de esterco.É possível concluir que o substrato contendo a proporção de 20% de esterco é o mais indicado para a formação de mudas de Genipa americana L.
Thesagro: Esterco
Matéria Orgânica
Jenipapo
Solo.
Data Created: 2013-12-20
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ENAAG0707.pdf521,05 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace