Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/974960
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA, A. B. da
AMARAL, A. J. do
SANTOS, J. C. P. dos
GOMES, E. C.
MARQUES, F. A.
OLIVEIRA NETO, M. B. de
Additional Information: ADEMAR BARROS DA SILVA, CNPS; ANDRE JULIO DO AMARAL, CNPS; JOSE CARLOS PEREIRA DOS SANTOS, CNPS; Elmo Clarck Gomes, colaborador Embrapa Solos UEP Recife; FLAVIO ADRIANO MARQUES, CNPS; MANOEL BATISTA DE OLIVEIRA NETO, CNPS.
Title: Potencial pedológico do Estado de Alagoas para o cultivo de cana-de-açúcar em manejo com alta tecnologia.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 34., 2013, Florianópolis. Anais... Florianópolis: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2013.
Language: pt_BR
Keywords: Zoneamento
Aptidão
Fatores limitantes.
Description: Conhecer o potencial dos solos é essencial para estabelecer o uso da terra em base conservacionista. Este trabalho identifica, quantifica e espacializa o potencial pedológico de Alagoas para o cultivo de cana-de-açúcar, no manejo com alta tecnologia. A partir do levantamento de solos do Estado (escala 1:100.000), foi elaborada a classificação do potencial pedológico. Foram estabelecidas as seguintes classes: Alto 1; Alto 2; Médio; Baixo e Muito Baixo. O Estado apresenta 8.673 km2 (32% da área total) com potencial pedológico preferencial para a cultura da cana-deaçúcar. São as áreas com predomínio de Argissolos e Latossolos. A classe com potencial Médio ocupa 2.283 km2 (8% da área total). Os fatores restritivos são relevo ondulado, solos pouco profundos, pedregosidade, textura arenosa e riscos de erosão. As classes com potenciais Baixo e Muito Baixo ocupam 16.273 km2 (58% da área estadual). Os fatores restritivos são solos rasos, relevo forte ondulado e montanhoso, textura arenosa, pedregosidade, rochosidade, drenagem deficiente e riscos de salinização.
Thesagro: Manejo.
Data Created: 2014-01-06
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Potencialpedologicoalagoas.pdf458,87 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace