Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/976066
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Café - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ALEKCEVETCH, J. C.
CARNEIRO, F. de A.
RÊGO, E. C. da S.
GUERRA, A. F.
BARTHOLO, G. F.
FERRAO, M. A. G.
FONSECA, A. F. A. da
MARRACCINI, P.
ANDRADE, A. C.
Additional Information: JEAN CARLOS ALEKCEVETCH, Bolsista CAPES; FERNANDA DE ARAÚJO CARNEIRO, Bolsista Consórcio Pesquisa Café; ÉRICA CRISTINA DA SILVA RÊGO, Bolsista Consórcio Pesquisa Café; ANTONIO FERNANDO GUERRA, SAPC; GABRIEL FERREIRA BARTHOLO, SAPC; MARIA AMELIA GAVA FERRAO, SAPC; AYMBIRE FRANCISCO A DA FONSECA, SAPC; PIERRE MARRACCINI, CIRAD; ALAN CARVALHO ANDRADE, CIRAD.
Title: Estudo da diversidade genética de uma população de Coffea canephora VAR. Conilon por meio de marcadores moleculares do tipo SSR.
Publisher: In: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 8., 2013, Salvador. Sustentabilidade e inclusão Social. Brasília, DF: Embrapa Café, 2013.
Language: pt_BR
Description: O Coffea canephora é uma das duas espécies cultivadas comercialmente no mundo. A produção nacional é muito importante, com uma produçao estimada a cerca de 26% do total de café beneficiado produzido no mundo para a safra de 2013. O estudo molecular da diversidade genética vem se demonstrando cada vez mais eficiente, necessário e refinado, uma vez que as técnicas moleculares estão evoluindo e os descritores morfológicos estão se tornando insuficientes para a descrição de um indivíduo. Os marcadores moleculares microssatélites ou SSR (?Simple Sequence Repeats?), são marcadores co-dominantes, utilizados com uma frequência cada vez maior para estudos de diversidade de populações. O objetivo desse trabalho foi avaliar a diversidade genética de cerca de 48 clones parentais de Coffea canephora var. Conilon presentes no Banco Ativo de Germoplasma ? BAG do Incaper, bem como uma população de 266 plantas de Coffea canephora var. Conilon, correspondentes a uma descendência gerada por tais parentais, e mantidas no campo experimental da Embrapa Cerrados. O DNA genomico dessas plantas foi extraido, e analisado por PCR usando marcadores moleculares do tipo microssatélites (SSR). Os produtos de PCR foram analisados por meio do sequenciador automático (ABI 3130xl) para avaliar o tamanho dos fragmentos amplificados. Esses resultados permitiram demostrar que existe uma ampla variabilidade genética entre as plantas parentais e aquelas da população descendente. Os resultados permitiram também realizar uma análise de paternidade, utilizando-se o software Cervus, sendo possível identificar o parental com maior ocorrência (24,44% de frequência) na população descendente.
Thesagro: Coffea canephora
Data Created: 2014-01-14
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (SAPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Estudodadiversidadegenetica.pdf341,58 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace