Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/977131
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CARVALHO, H. W. L. de
RANGEL, M. A. S.
SANTOS, V. da S.
PINHO, J. L. N. de
ALVES, M. C. S.
GOMES, M. C. M.
Additional Information: HELIO WILSON LEMOS DE CARVALHO, CPATC; MARCO ANTONIO SEDREZ RANGEL, CNPMF; VANDERLEI DA SILVA SANTOS, CNPMF; JOÃO LICÍNIO NUNES DE PINHO, CENTEC, RN; MARIA CLÉA SANTOS ALVES, EMPARN; MAITTE CAROLINA MOURA GOMES.
Title: Adaptabilidade e estabilidade de cultivares de mandioca (Manihot esculenta Crantz) para a produção de raízes e amido no estado de Sergipe: safra 2007/2008.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MANDIOCA, 15., 2013, Salvador. Inovação e sustentabilidade: da raiz ao amido: trabalhos apresentados. Salvador: CBM: Embrapa, 2013. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Description: Atualmente a área cultivada com a mandioca no Nordeste brasileiro é de 816 mil hectares, com uma produção de 8 milhões de toneladas de raízes tuberosas e produtividade de 9,87 ton/ha (IBGE, 2010). No Estado Sergipe essa cultura ocupa área de 33 mil hectares, respectivamente, apresentando produtividade média de 14,88 ton/ha de raízes tuberosas (IBGE, 2010). Essa produtividade está aquém do potencial produtivo da espécie, principalmente, devido às práticas agrícolas ineficientes e cultivares geneticamente inferiores (RIMOLDI et al., 2003). Para Cock & Lynam (1982), esse problema poderia ser minimizado mediante a utilização de germoplasma geneticamente superior. Carvalho et al. (2009) obtiveram aumentos expressivos de raízes tuberosas em relação à média regional, em ensaios realizados no Estado de Sergipe, na safra 2005/2006, atingindo patamares de 50 ton/ha com as cultivares BRS Poti Branca, BRS Jarina e Lagoão. O teor de matéria seca é, normalmente, a característica que determina o maior ou menor valor pago pelas indústrias aos produtores no momento da comercialização, uma vez que está diretamente relacionada ao rendimento industrial dos diversos produtos derivados da mandioca (SARMENTO, 1997). Conceição (1987) ressalta que o ideal é que as cultivares de mandioca apresentem teores de amido superiores a 30%. O objetivo deste trabalho foi averiguar a adaptabilidade e a estabilidade de cultivares de mandioca quanto à produção e amido em diversos ambientes do Estado de Sergipe.
Thesagro: Mandioca
NAL Thesaurus: Cassava
Data Created: 2014-01-22
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ADAPTABILIDADEEESTABILIDADE076melhoram20670RANGEL.pdf44,27 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace