Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/977167
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: COSTA, E. F. N.
CARVALHO, H. W. L. de
RANGEL, M. A. S.
SANTOS, V. da S.
PINHO, J. L. N. de
ALVES, M. C. S.
Additional Information: EMILIANO FERNANDES NASSAU COSTA, CPATC; HELIO WILSON LEMOS DE CARVALHO, CPATC; MARCO ANTONIO SEDREZ RANGEL, CNPMF; VANDERLEI DA SILVA SANTOS, CNPMF; JOÃO LICÍNIO NUNES DE PINHO, CENTEC, RN; MARIA CLÉA SANTOS ALVES, EMPARN.
Title: Adapatabilidae e estabilidade produtiva de raízes tuberosas em cultivares de mandioca (Manihot esculenta Crantz) no nordeste brasileiro.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MANDIOCA, 15., 2013, Salvador. Inovação e sustentabilidade: da raiz ao amido: trabalhos apresentados. Salvador: CBM: Embrapa, 2013. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Description: Na Região Nordeste do Brasil a mandioca (Manihot esculenta Crantz) desempenha função de destaque socioeconômico, por ser uma das principais fontes de calorias para a população nordestina, sobretudo para a população rural, sendo ainda importante matéria prima para agroindústrias e geradora de emprego e renda, principalmente para pequenos agricultores (CARDOSO, 2003). O Brasil colheu em 2010 aproximadamente 1,8 milhão de hectares, com uma produção estimada em 24,5 milhões de toneladas de raízes frescas colhidas (IBGE, 2010), desta forma destacando-se como um dos maiores produtores mundiais deste produto. A Região Nordeste do Brasil, com cerca de 816 mil hectares colhidos, responde por 45,6 % da área colhida no país, com uma produtividade de 9,87 ton/ha. A seleção de cultivares com alto potencial para a produtividade, elevada estabilidade de produção e alta capacidade de adaptação às condições para as quais será indicada, aliada a atributos agronômicos superiores, é o principal objetivo do dos programas de melhoramento genético de qualquer espécie cultivada (ALLARD, 1999). Para que o genótipo ideal possa ser identificado, é necessária a realização de experimentos em diferentes condições ambientais (local, ano, épocas de plantio e de colheita), em que vários genótipos são avaliados (CARGNIN et al. 2006). O objetivo deste trabalho foi comparar o desempenho produtivo de raízes tuberosas e estimar a adaptabilidade e a estabilidade de cultivares de mandioca quando submetidas a diferentes condições ambientais no Nordeste brasileiro.
Thesagro: Mandioca
NAL Thesaurus: Cassava
Data Created: 2014-01-23
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ADAPATABILIDAEEESTABILIDADE120melhoram21451RANGEL.pdf59,88 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace