Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/977301
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: PRATIS, S. B. Q.
WENGRAT, A. P. G. S.
CASSIANO, A. D.
FREDRICH, J. E.
PIETROWSKI, V.
LEDO, C. A. da S.
Additional Information: SAMARA B. QUEIROZ PRATIS, UNIOESTE; ANA PAULA G. S. WENGRAT, UNIOESTE; ALISSON DARODA CASSIANO, UNIOESTE; JONATAN ERLAN FREDRICH, UNIOESTE; VANDA PIETROWSKI, UNIOESTE; CARLOS ALBERTO DA SILVA LEDO, CNPMF.
Title: Aplicação de manipueira no controle da Cochonilha-da-Raiz (Dysmicoccus sp.).
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MANDIOCA, 15., 2013, Salvador. Inovação e sustentabilidade: da raiz ao amido: trabalhos apresentados. Salvador: CBM: Embrapa, 2013. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Insect.
Description: Na região Centro-Sul do Brasil, onde o cultivo da mandioca é destinado principalmente à indústria, o Paraná se destaca ocupando o segundo lugar na produção nacional e o primeiro na produção de fécula (GROXKO, 2013). Com o grande avanço tecnológico nesse cultivo, possibilitando o plantio de grandes áreas, surgiram novos problemas fitossanitários. Das 200 espécies de artrópodes estimadas que estejam em associação com a cultura da mandioca, citadas por Bellotti et al. (2002), muitas tem elevado potencial para atingirem o status de pragas, dentre essas estão as cochonilhas. A cochonilha-das-raízes da mandioca (Dysmicoccus sp.) tem sido amplamente encontrada alimentandose do pedúnculo e raiz de mandioca nas áreas produtoras do Paraná, se tornado uma preocupação ao setor produtivo, seja pela perda direta ocasionada pela sua alimentação ou indireta, abrindo porta de entrada para fungos que causam podridão radicular. A busca de alternativas para o controle de insetos de solo é de extrema importância, uma vez que estes são de difícil controle, necessitando muitas vezes a adoção de produtos com alto poder residual, o que para a cultura da mandioca, na qual se tem o consumo direto das raízes, é um fator limitante. A possibilidade de uso da manipueira, resíduo do processamento da mandioca, no controle desses insetos é uma alternativa interessante, considerando a alta disponibilidade deste produto nas indústrias. Diante desta perspectiva, o objetivo deste trabalho foi comparar a eficiência de aplicação de manipueira oriunda de diferentes cultivares de mandioca, em diferentes concentrações, para o controle de cochonilha da raiz da mandioca (Dysmicoccus sp.).
Thesagro: Mandioca
Entomologia
Inseto
Cochonilha
Dysmicoccus Brevipes
NAL Thesaurus: Cassava
Entomology.
Data Created: 2014-01-23
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
APLICACAODEMANIPUEIRA029entomolo21545LEDO.pdf207,15 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace