Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/978610
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA, M. P. da
SOUZA, R. de C.
SILVA, E. M. S. da
RIBEIRO, M. de F.
SIQUEIRA, K. M. M. de
KIILL, L. H. P.
Additional Information: MARA POLINE DA SILVA; RAIANY DE CASTRO SOUZA; EVA MÔNICA SARMENTO DA SILVA; MARCIA DE FATIMA RIBEIRO, CPATSA; KÁTIA MARIA MEDEIROS DE SIQUEIRA; LUCIA HELENA PIEDADE KIILL, CPATSA.
Title: Presença de Apis mellifera em flores de meloeiro com diferentes densidades de colmeias.
Publisher: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 8., 2013, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2013.
Pages: p. 355-361.
Series/Report no.: (Embrapa Semiárido. Documentos, 253).
Language: pt_BR
Keywords: Biologia floral
Melon.
Description: Este trabalho teve como objetivo avaliar o número de abelhas Apis mellifera em flores de meloeiro (Cucumis melo) em função de diferentes densidades de colmeias. As observações foram realizadas de dezembro de 2011 a janeiro de 2012 no Campo Experimental de Bebedouro e na Embrapa Produtos e Mercados, Petrolina, PE. Para as avaliações, foram montadas quatro áreas de 0,5 ha com meloeiro do tipo Amarelo, cultivar 10/00. Três áreas receberam uma, duas e três colmeias, respectivamente, e a quarta, sem adição de colmeias, serviu como controle. Flores foram observadas nos horários de 9h, 12h e 15h, registran do-se a presença ou ausência de abelhas por tipo floral. Na área sem colmeias, o número de flores com abelhas foi semelhante nos três horários, com valores de 2,4% a 3,4%. Nas áreas com colmeias, estes valores foram maiores (4% a 16,4%). Quanto aos tipos florais, o maior número de flores hermafroditas com a presença de abelhas (n=12) foi registrado às 9h, na área com uma colmeia. Na área controle, somente às12h foi registrada a presença de uma abelha em uma flor hermafrodita. Portanto, de acordo com a metodologia utilizada, a área sem colmeia apresentou um possível deficit de polinizadores.
Thesagro: Melão
Polinização
Abelha
Apis Mellifera
Cucumis Melo.
Data Created: 2014-02-05
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SDC253.pdf46.pdf190,22 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace