Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/986679
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Soja - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: LUZ, F. B. da
MORAES, M. T. de
SILVA, V. R. da
DEBIASI, H.
FRANCHINI, J. C.
ORTIGARA, C.
Additional Information: FELIPE BONINI DA LUZ, UFSM; MOACIR TUZZIN DE MORAES, UFRGS; VANDERLEI RODRIGUES DA SILVA, UFSM; HENRIQUE DEBIASI, CNPSO; JULIO CEZAR FRANCHINI DOS SANTOS, CNPSO; CICERO ORTIGARA, UFSM.
Title: Tempo de escarificação e adoção do sistema plantio direto e a relação com a densidade do solo máxima.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 34., 2013, Florianópolis. Ciência do solo: para quê e para quem? Anais... Florianópolis: SBCS, 2013.
Pages: 4 p.
Language: pt_BR
Description: Os diferentes sistemas de manejo do solo podem provocar alterações nas propriedades físicas do solo. O objetivo deste trabalho foi determinar a densidade do solo máxima em função do tempo de escarificação, umidade do solo, e de adoção do sistema plantio direto em um Latossolo Vermelho. A densidade final do solo foi obtida a partir da carga de 1600 kPa pelo teste de compressibilidade do solo com base em cinco sistemas de manejo do solo: sistema preparo convencional (SPC); sistema plantio direto (SPD) com escarificação a cada ano (SPDE1); SPD com escarificação a cada três anos (SPDE3); SPD contínuo por 11 anos (SPDC11); SPD contínuo por 24 anos (SPDC24). A partir da umidade gravimétrica e da densidade do solo foram determinadas curvas de compactação do solo em três profundidades, onde verificou-se ajustes das curvas ao modelo quadrático. A partir da analise das curvas verificou-se que a influencia do tempo sem revolvimento do solo favoreceu a redução da densidade do solo máxima.
Thesagro: Solo.
Data Created: 2014-05-21
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPSO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tempodeescarificacaoeadocaodosistemaplantiodiretoearelacaocomadensidadedosolomaxima.pdf323,09 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace