Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/992100
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2014
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: MORAES, C. B. de
FREITAS, T. C. M. de
PIERONI, G. B.
RESENDE, M. D. V. de
ZIMBACK, L.
MORI, E. S.
Additional Information: CRISTIANO BUENO DE MORAES, FCA/UNESP; TALITHA CASELLA MOREIRA DE FREITAS, FCA/UNESP; GUSTAVO BLOISE PIERONI, Engenharia Florestal, Empresa Palmasola S.A.; MARCOS DEON VILELA DE RESENDE, CNPF; LÉO ZIMBACK, Instituto Florestal do Estado de São Paulo; EDSON SEIZO MORI, FCA/UNESP.
Title: Estimativas de parâmetros genéticos para seleção precoce de clones de Eucalyptus para região com ocorrência de geadas.
Publisher: Scientia Forestalis, Piracicaba, v. 42, n. 102, p. 219-227, jun. 2014.
Language: pt_BR
Keywords: Espécie exótica
Correlação
Seleção de clones
Tolerância ao frio
Improvement
Clone selection.
Description: Além de procurar o aumento da produtividade, a adaptação a solos e clima são também metas do melhoramento genético. Espécies perenes como Eucalyptus spp., possuem um ciclo muito longo e a ocorrência de geadas tornam seu cultivo limitante. O objetivo do estudo foi determinar a variabilidade genética de clones para plantio na região do município de Palma Sola, SC com eventos de geadas e determinar correlações genéticas entre idades de seleção. Um teste clonal foi instalado em 2008 no município de Palma Sola, SC no delineamento estatístico de blocos completos ao acaso, sendo avaliados 29 clones, seis repetições, seis plantas por parcela e espaçamento de 3,0 m x 3,0 m. Os caracteres silviculturais altura total de plantas, diâmetro à altura do peito (DAP) e volume de madeira foram avaliados aos 24, 36, 48 e 60 meses após o plantio. A análise de deviance e as estimativas dos parâmetros genéticos foram realizadas com base no procedimento genético estatístico REML/BLUP. Diferenças significativas foram observadas para todos os caracteres na análise de deviance. Correlações altas e significativas entre os caracteres foram observadas, indicando que a seleção precoce gerará ganhos significativos. Parte dos clones avaliados (USP/IPEF 64, USP/IPEF 78, USP/IPEF 52, USP/IPEF 68 e USP/IPEF 74) apresenta potencial para ser aproveitado no programa de melhoramento genético da empresa e em plantios comerciais na região onde se encontra o município de Palma Sola.
Thesagro: Eucalipto
Melhoramento.
NAL Thesaurus: Eucalyptus
cold tolerance
correlation.
Data Created: 2014-08-08
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EstimativasParametros.pdf3,79 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace