Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/992525
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Uva e Vinho - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2013
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SOARES, C. R. F. S.
CANTON, L.
VOGES, J. G.
AMBROSINI, V. G.
MELO, G. W. B. de
BRUNETTO, G.
Additional Information: Cláudio Roberto Fonsêca Sousa Soares; Ludiana Canton; Joana Gerent Voges; Vítor Gabriel Ambrosini; GEORGE WELLINGTON BASTOS DE MELO, CNPUV; Gustavo Brunetto.
Title: Colonização micorrízica e crescimento da videira (Vitis vinifera, Porta-Enxerto P1103) em solo com alto teor de cobre.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 34., 2013, Costão do Santinho, SC. Ciência do solo: para quê e para quem? Anais... Costão do Santinho: SBCS, 2013.
Pages: 4 p.
Language: pt_BR
Notes: Resumo expandido.
Description: A aplicação de fungicidas cúpricos em vinhedos aumenta o teor de Cu no solo, potencializando a toxidez para a videira. Entretanto, tem sido relatado que os fungos micorrízicos arbusculares (FMA) podem propiciar efeito protetor às plantas em solos contendo excesso de metais pesados. O trabalho objetivou avaliar a colonização micorrízica e o crescimento da videira (porta-enxerto P1103) em solo contendo elevados teores de Cu. Avaliou-se seis tratamentos de inoculação com FMA (Dentiscutata heterogama, Gigaspora gigantea, Acaulospora morrowiae, A. colombiana, Rhizophagus clarus e R. irregularis), além de um não inoculado. Verificou-se que a colonização micorrízica da videira foi elevada (média de 33%), mesmo em solo contendo excesso de Cu. A inoculação dos isolados de FMA testados pouco influenciou o crescimento da videira, mas a inoculação com R. irregulares e R. clarus beneficiou a produção de massa seca das raízes das mudas.
Thesagro: Vitis vinifera
Solo
Cobre
Fungicida
Micorriza
Data Created: 2014-08-14
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPUV)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1873.pdf132,3 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace