Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/994281
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 4-Set-2014
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SOUSA, M. K. M.
MONTEIRO, V. M. D.
VASCONCELOS, S. S.
Informaçães Adicionais: Maryelle Kleyce Machado Sousa, GRADUANDA UFRA; Valdir Mario Dias Monteiro, Mestre em Agronomia, UFRA; STEEL SILVA VASCONCELOS, CPATU.
Título: Produção de raízes finas em cultivos de palma de óleo (Elaeis guineensis) no Nordeste paraense.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 18.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 2., 2014, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2014.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Precipitação pluviométrica
Variabilidade espacial.
Conteúdo: O objetivo do trabalho foi avaliar a variabilidade espacial da produção de raízes finas (diâmetro ? 2 mm) em um cultivo convencional de palma de óleo (Elaeis guineensis). O estudo foi realizado no município de Tomé-Açu (PA), em área de agricultor familiar. As amostras foram coletadas entre 0 e 10 cm de profundidade por um cilindro telado (?ingrowth core?) de malha de abertura igual a 2 mm e diâmetro igual a 5 cm. Os locais de coleta avaliados foram: (a) entre plantas, (b) empilhamento e (c) carreador, e em diferentes distâncias a partir do estipe: 0,6; 1,2; 2; e 4 m. Os dados obtidos foram analisados e interpretados em relação à variação pluviométrica média regional. A produção mensal de raízes finas não diferiu nas diferentes distâncias da base da planta, exceto na camada foliar, em que a distância de 0,6 m apresentou uma maior produção de raízes com (média ± erro padrão = 54,20 ± 7,95 g m-2 ano-1, n = 5). A variação intranual da produção de raízes finas foi influenciada pela sazonalidade da precipitação
Thesagro: Agricultura Familiar.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pibic10.pdf178,02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace