Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/994431
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 8-Set-2014
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SILVA, L. C. da
LEMOS, W. de P.
OLIVEIRA, T. C. de
Informaçães Adicionais: Leandro Carvalho da Silva, BOLSISTA CNPQ/PIBIC; WALKYMARIO DE PAULO LEMOS, CPATU; Taciane Almeida de Oliveira, DOUTORANDA UFRA.
Título: Primeiros registros de moscas-das-frutas (Dip.,Tephritidae) e seus hospedeiros no município de Baião, Pará.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 18.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 2., 2014, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2014.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Mosca-da-fruta
Índice de infestação
Baião
Pará.
Conteúdo: Dada a importância de se conhecer os possíveis hospedeiros de moscas-das-frutas (Diptera: Tephritidae) e seus inimigos naturais no estado do Pará, esta pesquisa tem o objetivo de realizar os primeiros relatos de moscas-das-frutas e seus hospedeiros no município de Baião, PA. Foram coletados 350 frutos de 19 espécies de fruteiras em 10 localidades distintas do município. Amostras foram quantificadas, pesadas e processadas, individualmente, em recipientes plásticos, contendo em seu interior, areia esterilizada para a obtenção de pupários e adultos de moscas-das-frutas e seus parasitoides. Foram obtidas 188 pupas, destas emergiram 117 adultos, sendo 63? e 54? de moscas-das-frutas. Foram registradas as espécies Anastrepha obliqua, A. striata e A. leptozona infestando os frutos avaliados. Das 19 espécies de frutíferas coletadas, três delas [Carambola (Averrhoa carambola L.); Araçá (Psidium araca Raddi) e Abiu (Pouteria caimito (Ruiz & Pav.) Radlk.)], foram infestadas por larvas da moscas-das-frutas. Os maiores índices de infestação por fruto e peso foram registrados no abiu, com 14,67 pupários/fruto e 85,85 pupários/kg. Dentre as espécies de moscas-das-frutas identificadas, somente A. obliqua foi encontrada atacando frutos da Carambola, no município de Baião, PA.
Thesagro: Anastrepha
Biodiversidade
Fruticultura
Praga.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pibic21.pdf166,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace