Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/998409
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Tabuleiros Costeiros - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2014
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SANTANA, T. P.
SOBRAL, A. J. S.
SOUZA, E. Y. B.
MUNIZ, E. N.
RANGEL, J. H. de A.
CASTRO FILHO, E. S.
SANTOS, D. de O.
Additional Information: EVANDRO NEVES MUNIZ, CPATC; JOSE HENRIQUE DE ALBUQUERQUE RANGEL, CPATC; DANIEL DE OLIVEIRA SANTOS, CPATC.
Title: Caracterização bromatológica de casca de mandioca e da manipueira para utilização na alimentação animal.
Publisher: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFI CA E PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA TABULEIROS COSTEIROS, 4., 2014, Aracaju. Anais... Brasília, DF: Embrapa, 2014.
Language: pt_BR
Keywords: Alimentação animal.
Description: A alimentação animal na região Nordeste do Brasil é em geral um desafio devido a estação seca que em alguns anos pode ser bem acentuada. A utilização de resíduos da agricultura na alimentação animal pode ajudar a reduzir os custos de produção. A mandiocultura em Sergipe apresenta grande importância econômica, com muitas casas de farinha localizadas na região agreste. Estas casas geram resíduos que podem ser utilizados na alimentação animal e entre eles estão as cascas de mandioca e manipueira. Com o intuito de caracterizar estes dois resíduos para alimentação, foram coletadas amostras em oito momentos que foram analisadas bromatologicamente para se verificar viabilidade da utilização na alimentação animal. As análises foram realizadas na Embrapa Tabuleiros Costeiros e os dados obtidos foram avaliados estatisticamente quanto ao momento de coleta pela Análise de variância quando o modelo foi significativo foi aplicado teste de Duncan a 5% designificância. Os valores encontrados na casca não foram diferentes (P>0,05) para matéria e proteína bruta, mostrando entretanto diferença significativa (P<0,05) para cinzas, fibra em detergente neutro e fibra em detergente ácido. Em relação a manipueira, a matéria seca e proteína bruta não foram diferentes.
Thesagro: Mandioca
Casca
Manipueira.
Data Created: 2014-10-24
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
273.pdf111,57 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace